Inesquecível, Verão Maior Paraná fortaleceu a economia do Litoral

O governo injetou R$ 80 milhões no projeto para aprimorar o atendimento ao grande número de turistas em áreas essenciais, como saúde, segurança e lazer, o que consequentemente gerou um crescimento na demanda dos principais setores impactados pelo turismo.
Publicação
24/02/2023 - 12:20

Confira o áudio desta notícia

Quem passou pelo Litoral do Estado nesta temporada de verão encontrou uma série de atrativos de lazer e entretenimento para aproveitar as férias graças ao Verão Maior Paraná, iniciativa estadual voltada aos veranistas e comunidade local. O governo injetou R$ 80 milhões no projeto para aprimorar o atendimento ao grande número de turistas em áreas essenciais, como saúde, segurança e lazer.

Essa ajuda é necessária para atender o aumento expressivo no fluxo de turistas nas cidades litorâneas, como os aportes para o Hospital Regional do Litoral e os investimentos em diárias e novos equipamentos para a segurança pública, como bugues e drones, e também estimulou o crescimento na demanda para o comércio e as atividades imobiliárias e de alimentação.

Além das milhares de pessoas que se deslocaram ao Litoral (apenas de Curitiba, em ônibus, foram 77.919 passageiros entre 20 de dezembro e 22 de fevereiro), servidores saíram de outras regiões do Estado para reforçar as equipes de trabalho na temporada.

Segundo o pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Júlio Suzuki, o efeito principal é a geração de uma onda positiva sobre a economia e o PIB. “Há um impacto significativo impulsionado pelo grande movimento de turistas nas cidades litorâneas. Quanto mais pessoas hospedadas, maior é a quantia de dinheiro injetada nesses locais. Essas pessoas consomem nos restaurantes, nos supermercados, nos atrativos turísticos, no comércio ambulante, o que reverbera em um novo ciclo de investimentos e preparação para o verão seguinte”, disse.

Um exemplo vem do município de Guaratuba. Só na cidade, o Verão Maior Paraná realizou mais de 86 mil atendimentos em ações envolvendo esportes, recreação e lazer nos postos fixos do Litoral. Segundo um levantamento inicial da Associação Comercial e Industrial do município, a ocupação do setor hoteleiro durante a temporada chegou a 90% entre o fim de 2022 e o início de 2023 - a cidade estima ter recebido entre 550 mil e 600 mil pessoas na virada do ano.

O prefeito da cidade, Roberto Justus, ressaltou que o feedback dos turistas foi positivo, principalmente em relação à segurança pública e saúde, que tiveram reforço com investimentos do Estado. “O Verão Maior Paraná foi muito bom, tive um feedback muito legal da postura dos policiais e da fiscalização. Somos uma cidade turística, a Polícia Militar entende o serviço que ela presta aos turistas e isso foi notável. Foi a primeira vez que vi campanhas com exposição de veículos, levando crianças, isso é muito positivo”, afirmou. 

“O trabalho do Corpo de Bombeiros também foi espetacular, não tivemos nenhuma morte por afogamento, recursos do Estado foram investidos na saúde, com elogios da população em relação a atendimento de urgência e não faltou medicamento”, acrescentou.

O prefeito ainda destacou os investimentos do Estado na estrutura da cidade, como a limpeza nos canais de drenagem, que evitaram alagamentos com o volume de chuva dessa época do ano. “Não tivemos problema de enchente em Guaratuba, o volume de chuva foi muito grande e a água escoou muito facilmente graças aos investimentos que o Governo fez em drenagem. Não tivemos nenhum caso de desabrigados e desalojados na temporada”, completou.

Em Matinhos, as estruturas de lazer e esporte e os shows que ocorreram ao longo de seis finais de semana tiveram um cenário à parte: as obras de revitalização da orla feitas pelo Governo do Estado, que incluiu a engorda das praias. A intervenção gerou uma conta simples sobre o aumento de turistas. 

“A praia já ficava cheia durante a temporada e neste ano ela ficou bem cheia e com mais areia, o que demonstra que o número de turistas cresceu e não foi pouco”, disse o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Matinhos, José Luiz Leal.

“Matinhos foi agraciada com essa obra fantástica, de engorda da praia, que trouxe muito retorno já neste ano. Os shows e os eventos esportivos também atraíram muitas pessoas, o que mostra que temos condições de receber bem nossos turistas”, destacou.

De acordo com o Portal Agente Imóvel, que realiza pesquisas de mercado, a valorização anual na cidade de Matinhos em 2022 foi de 17,82% para imóveis com dois quartos e 14,42% para imóveis com três quartos. A pesquisa foi realizada em novembro e a amostra média contempla mil residências do município.

Segundo com Ercio Weschenfelder, da Associação Comercial e Industrial de Pontal do Paraná, cidade que também recebeu shows nacionais organizados pelo Estado, os principais setores impactados na cidade foram supermercados, restaurantes, imobiliário e hotelaria.

“Conversamos com inúmeros comerciantes e o sentimento é extremamente favorável. Os setores supermercadista e gastronômico afirmam categoricamente que houve acréscimo de faturamento em relação a 2022 de pelo menos 30%. O veranista ficou mais tempo do que em anos anteriores, o que foi um fator preponderante para esse crescimento”, afirmou.

A prefeitura cadastrou antes da temporada mais de 500 ambulantes para atuar nas praias e balneários. Alguns relataram aumento de mais de 40% nas vendas entre 2021/2022 e 2022/2023.

CARNAVAL – O Carnaval também teve um grande fluxo de turistas no Litoral. Cerca de 30,5 mil passageiros saíram de Curitiba via ônibus com destino às praias do Paraná, segundo dados da URBS. No período de Carnaval, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Guaratuba, 78.588 veículos entraram na cidade pelos acessos na PR-412 e pelo ferry boat.

Em Pontal do Paraná, que fica a poucos quilômetros de distância, o fluxo foi similar. De acordo com Weschenfelder, o carnaval na cidade foi o melhor de todos os tempos e o apoio do Estado contribuiu para isso. “Tivemos eventos públicos e privados, blocos bem organizados, inúmeros shows interessantes. O apoio do Governo do Estado nos eventos de Pontal proporcionou um fluxo maior de turistas", disse.

GALERIA DE IMAGENS