Com shows e cinema na rua, turistas e moradores do Litoral tiveram temporada cultural

Nas praias de Caiobá, em Matinhos, e Marisol, em Pontal do Paraná, as atrações ficaram com as duplas sertanejas e as estrelas do pagode e do samba. O projeto Cinema na Praça terminou a programação de verão no último domingo (12) em Matinhos com um público total de cerca de 5,5 mil pessoas sentadas.
Publicação
14/02/2023 - 16:10

Confira o áudio desta notícia

Ara Ketu, Leonardo, Santiago, Eduardo Costa, Sambô, Trio Parada Dura, César Menotti & Fabiano, Fernando & Sorocaba, Maria Cecília & Rodolfo, Jeann & Julio, Antony & Gabriel, Edson & Hudson, João Bosco & Vinicius, Bruno & Barretto, George Henrique & Rodrigo, Sempre Tem, Dell Cavalini, Quinteto S.A., Alemão do Forró, "O Poderoso Chefinho 2" e "Os Croods 2". Duas pessoas não conseguem contar com os dedos das mãos a quantidade de atrações culturais que o Governo do Estado levou ao Verão Maior Paraná em 2023.

Nas praias de Caiobá, em Matinhos, e Marisol, em Pontal do Paraná, as atrações ficaram com as duplas sertanejas e as estrelas do pagode e do samba. Com apoio da Renault do Brasil, foram seis semanas de apresentações com praias lotadas, nenhum incidente de segurança, e atrações para todos os gostos, com direito a apresentações de artistas locais nas prévias. 

Teve de tudo: Ara Ketu cantando "Pipoca" na chuva, César Menotti & Fabiano tocando para uma multidão de fãs, Fernando & Sorocaba transformando as praias em fazendas com hits de sucesso, Trio Parada Dura emocionando as gerações com cabelo branco, público sambando no palco com o Sempre Tem, fotos nos camarins, trio elétrico chamando o público, show de luzes com as lanternas dos celulares, paranaenses emocionados e comerciantes felizes com o público.

Todas as apresentações contaram com animação de palco e a estrutura necessária para garantir a diversão de milhares de pessoas.

"Foi o maior Verão Paraná da nossa história. Nos planejamos ao longo de um ano inteiro e conseguimos levar aos turistas e moradores do Litoral duas dezenas de shows gratuitos com atrações nacionais com projeção internacional. E todos foram unânimes nos elogios ao público. Foram seis finais de semana entre o Ano Novo e o Carnaval com programação intensa e que vai ficar guardada na memória", afirmou Elaine Pereira Almeida, uma das coordenadoras do projeto.

CINEMA NA PRAÇA – O projeto Cinema na Praça, que leva sessões gratuitas de filmes à população de pequenos municípios desde 2019, terminou a programação de verão, que começou no dia 04 de janeiro, no último domingo (12), em Matinhos, com um público total de cerca de 5,5 mil pessoas sentadas. Foram realizadas 36 sessões nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes e Antonina.

A temporada 2022/23 iniciou o trajeto em Jataizinho, no Norte do Estado, no dia 7 de outubro, percorrendo 54 municípios entre Interior e Litoral, alcançando um público de 32.775 pessoas sentadas. 

No Interior, as cidades que receberam a programação foram: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Andirá, Ângulo, Araruna, Atalaia, Bela Vista do Paraíso, Boa Esperança, Boa Ventura de São Roque, Brasilândia do Sul, Cambira, Campina do Simão, Candói, Colorado, Florestópolis, Goioerê, Iporã, Iretama, Itaguajé, Jandaia do Sul, Japurá, Jardim Olinda, Jataizinho, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Lidianópolis, Lobato, Lunardelli, Mamborê, Mandaguaçu, Marilândia do Sul, Mariluz, Moreira Sales, Nova Laranjeiras, Ourizona, Peabiru, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Querência do Norte, Reserva do Iguaçu, Rondon, Santa Cruz de Monte Castelo, Santo Antônio do Caiuá, São Jorge do Patrocínio, São Pedro do Paraná, São Sebastião da Amoreira, Sertanópolis, Terra Boa e Wenceslau Braz. 

Os filmes da temporada foram “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios da Família” e “Os Croods 2 – Uma Nova Era”, sempre exibidos às 19 horas e 21 horas, respectivamente. Os filmes são concedidos pela Motion Picture Association of America – associação comercial americana que representa os principais estúdios cinematográficos de Hollywood. A programação conta com acessibilidade, disponibilizando as primeiras fileiras para pessoas com deficiência, idosos e gestantes. Todos os filmes têm classificação livre para que todas as famílias tenham acesso à iniciativa.

O Cinema na Praça é um projeto do Governo do Estado do Paraná executado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Casa Civil – Governadoria. Esta edição do programa contou com a parceria da Renault do Brasil. O objetivo é levar o entretenimento do cinema e proporcionar o acesso à cultura de forma gratuita para espectadores de municípios do interior do Paraná que não possuem salas de exibição. Uma carreta com um grande telão de LED percorre cidades do Paraná com até 30 mil habitantes.

Agora, o Cinema na Praça segue para curta temporada nos bairros da Capital, como forma de uma homenagem do Governo do Estado ao aniversário de 330 anos de Curitiba. Moradores e moradoras da Cidade Industrial, Tatuquara, Sítio Cercado, Cajuru e Boqueirão poderão assistir gratuitamente aos filmes.

SHOWS LITORAL
Fernando & Sorocaba foram uma das atrações das praias nessa temporada. Foto: Albari Rosa/AEN


VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, como atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O reforço de policiamento nesses locais continua até o fim do Carnaval.

GALERIA DE IMAGENS