Arenas do Estado fizeram 819 mil atendimentos esportivos ao longo dessa temporada

Atividades nestes pontos estão encerradas. Durante mais de um mês, 250 profissionais e acadêmicos conduziram ações esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos para veranistas e moradores.
Publicação
02/02/2023 - 10:00

Confira o áudio desta notícia

As equipes que conduziram os esportes, recreação e lazer nos postos fixos do Litoral e Noroeste finalizam as atividades do Verão Maior Paraná 2023 com recorde de 819.398 atendimentos. As ações aconteceram de 26 de dezembro a 31 de janeiro e os atendimentos foram registrados nos cadastros para participação de cada atividade.

Agora, após o encerramento da programação diária nas areias, o Verão Maior Paraná continua com shows e eventos esportivos gratuitos em fevereiro. Neste fim de semana, haverá o Crossgames e uma etapa do Campeonato Paranaense de Surf, atividades com atletas paralímpicos e uma exposição de fotos da história do surf. Também será realizado o beach tennis com a participação de mais de 100 duplas.

Nos postos fixos de atendimento, todas as atividades foram preparadas, acompanhadas e conduzidas por mais de 250 profissionais e acadêmicos de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação. Os postos instalados em Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, no Litoral, e em Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, ofertaram atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas para entretenimento.

As quadras de vôlei de praia, beach tennis e futmesa ficaram à disposição da comunidade, que emprestou os equipamentos necessários para praticar o esporte. Houve, ainda, brindes dos apoiadores e patrocinadores aos participantes das atividades e desafios.

O secretário do Esporte, Helio Wirbiski, comentou o sucesso da operação e os impactos positivos para a economia do Litoral. "Fechamos as atividades com mais de 800 mil atendimentos, o que nos traz a certeza de que um bom trabalho foi feito nos oito postos fixos e com as equipes itinerantes. Mais de 300 pessoas trabalharam, entre estagiários e dirigentes”, disse Wirbiski.

“A ideia do governador Carlos Massa Ratinho Junior foi criar esse ciclo virtuoso da cultura, do esporte, de todos os órgãos do governo para que as cidades do Litoral e da Costa Noroeste ficassem mais fortes na economia, e isso está dando certo”, completou.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, Tiago Campos, disse que o resultado é fruto de muito planejamento. “Fechamos mais uma etapa com um sucesso absoluto tanto em qualidade quanto em número de atendimento. Planejamos desde abril de 2022, foi um trabalho bem árduo, um trabalho interssetorial, para atender bem a população, levando atividades físicas, esportivas e recreativas, informações para a população de uma forma lúdica”, disse.

“Atendemos crianças de 2 anos até os idosos, e também estávamos preocupados com a inclusão, em muitas atividades as pessoas com deficiência puderam participar. O Governo do Estado fez um pacote completo para atender o veranista e o feedback que tivemos da população foi muito positivo e já começamos a trabalhar pro próximo ano e para entregar um verão ainda melhor para os paranaenses e para os turistas”, disse o diretor.

EVENTOS – O Verão Maior Paraná contou com uma intensa programação de eventos integrando os Jogos de Aventura e Natureza (JAN), como o Campeonato de Beach Flag, Copa Verão Maior Paraná de Futevôlei, etapa final do Circuito Paranaense de Handebol de Areia, Prova de Travessia a Nado de Guaratuba, apresentações de Wheeling e BMX (manobras com bicicletas), 1ª etapa do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Bodyboarding, Festival das Águas e 1ª etapa do Circuito JAN de Corrida de Rua.

O coordenador dos Jogos de Aventura e Natureza, Marcos Schemberger, destaca o grande número de participantes e espectadores. "Foi incrível, além do esperado, com o Festival das Águas em Antonina, o handebol de areia e o vôlei de praia em Caiobá, que tiveram participação acima da média com atletas que se destacam a nível nacional”, ressaltou.

TRUPES CIRCENSES – Em parceria com a Secretaria da Cultura, o Verão Maior Paraná contou com o Circo na Praia e o Circo na Praça. O Circo na Praia se instalou no Litoral e durante todo o verão conduziu atividades artísticas e culturais destinada a toda família. Astro Circus foi a trupe que realizou as apresentações com números tradicionais.

Mais de 35 artistas circenses desenvolveram atividades educacionais. Também foram realizadas performances e pocket apresentações com números de circo, fogo, contações de histórias e ações de recolhimento de resíduos pelas praias. Em Caiobá, os garotinhos e garotinhas veranistas puderam participar dos espetáculos junto com os artistas.

Já o Circo na Praça foi apresentado pelo Projeto Tenda Circo e fez 12 apresentações pelo Litoral. O projeto levou às crianças a magia do circo com show de mágica, malabares, equilibrismo, apresentação com tecido, além de uma oficina gratuita para as crianças.

SHOWS NACIONAIS – Em Matinhos e Pontal do Paraná, os acadêmicos de Educação Física e os professores de dança foram responsáveis pela abertura dos shows gratuitos de grandes nomes da música nacional, como Leonardo, Edson & Hudson, César Menotti & Fabiano, Eduardo Costa, Fernando & Sorocaba, Pedro Paulo & Alex e outros. As danças realizadas nos postos fixos do Verão Maior Paraná foram reproduzidas nos palcos durante cerca de uma hora para milhares de pessoas. 

ACESSIBILIDADE – Pessoas com mobilidade reduzida puderam usufruir com mais conforto das praias no Litoral. O Verão Maior Paraná e o projeto Praia Acessível disponibilizaram cadeiras anfíbias que possibilitam o acesso à praia e ao mar em seis pontos das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O serviço foi realizado a partir de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, a Sanepar e a Secretaria do Esporte do Paraná.

A disponibilização de cadeiras anfíbias já ocorreu em anos anteriores, possibilitando essa inclusão. Porém, nesta edição, o atendimento foi feito por especialistas nas áreas de Fisioterapia e Educação Física, com ênfase em ações para a pessoa com deficiência. Além disso, mais de 300 pessoas que atuaram nas ações do Verão Maior Paraná receberam capacitação na área, bem como uma palestra sobre a importância da luta pela acessibilidade, com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coede), Emmanuelle Aguiar.

Durante esses 37 dias de projeto, o Verão Maior Paraná contou com inúmeras ações integradas ao paradesporto. Os veranistas que estavam na praia de Caiobá no dia 20 de janeiro puderam participar de uma demonstração de esgrima no palco principal. A apresentação contou com a presença de atletas que representaram o Paraná em competições nacionais e internacionais de esgrima e atletismo. Nos dias 27 e 28 de janeiro, Guaratuba recebeu o Campeonato Paranaense de Bodyboarding e contou com uma apresentação especial do bodyboarding inclusivo.

VERÃO TÁ ON – Uma novidade da equipe do esporte neste ano foi uma série de programas de infoentretenimento, trazendo as notícias, agendas e matérias especiais de uma maneira descontraída e leve para o veranista. Além disso, nos fins de semana, todos os eventos da Arena de Caiobá foram transmitidos tanto no YouTube da Paraná Esporte quanto na TV Paraná Turismo.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS – O Verão Maior Paraná continua com shows e eventos esportivos gratuitos em fevereiro, após o encerramento dos atendimentos nos postos fixos. Em Matinhos, as próximas apresentações são da dupla João Bosco & Vinícius nesta sexta-feira (3), e no sábado (4) com Maria Cecília & Rodolfo. Na semana seguinte, a banda de axé Ara Ketu se apresenta na sexta-feira (10), e o último show da cidade é feito pelo Grupo Sempre Tem, no sábado (11). 

Em Pontal do Paraná, os shows da penúltima semana são dos sertanejos Maria Cecília & Rodolfo, na sexta-feira (3), e da dupla Guilherme & Santiago, no sábado (4). O encerramento da sequência de shows é do Grupo Sempre Tem, na sexta-feira (10), e da banda Ara Ketu, no sábado (11). 

Além da programação musical, as atrações esportivas continuam. A Competição de Cross Games será realizada na Arena Caiobá, no sábado (4) e domingo (5). Realizada pelos Jogos de Aventura e Natureza, a Competição de Surf também está programada para acontecer no sábado (4) e domingo (5), em Matinhos. 

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS