Delícias do Paraná

Mapa Delícias do Paraná

 

Com 13 dos 119 produtos brasileiros que possuem registro de Indicação Geográfica (IG), o Paraná é o terceiro estado com mais certificados no País. O reconhecimento passou a ser concedido no Brasil há duas décadas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e serve para atestar a reputação e valor diferenciado dos produtos que são caracterizados pelo seu local de origem, garantindo a eles uma identidade própria e gerando efeitos positivos na economia regional. Nesta série especial, contamos a história dos 13 produtos paranaenses com IG, como eles impactam na vida e na comunidade onde estão inseridos. 

 

-

Camomila de Mandirituba

CACHAÇA

Aguardente de Cana e Cachaça de Morretes

-

Melado de Capanema

cqafé

Café do Norte Pioneiro

MORANGO

Morango do Norte Pioneiro

VINHO

Vinhos de Bituruna

GOIABA

Goiabas de Carlópolis

MEL

Mel do Oeste do Paraná

BARREADO

Barreado do Litoral do Paraná

Queijo da colônia Witmarsum

Queijo da Colônia Witmarsum

Balas, pescados e cachaça: a riqueza dos produtos do Litoral.Foto Gilson Abreu/AEN

Bala de Banana de Antonina

Erva-mate de São Mateus do Sul

Erva-Mate de São Mateus do Sul

Uvas de Marialva

Uvas de Marialva

-

Com o reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), atestando a qualidade e a tradição da camomila, Paraná chega a 14 produtos com IG. Cultivo impulsiona a economia e o turismo do município da Região Metropolitana de Curitiba.

Leia mais

CACHAÇA

Cana produzida no Litoral do Paraná tem características únicas, como alto teor de açúcar, que favorece o processo de fermentação e destilação de cachaça. Uma tradição tão forte que virou até verbete de dicionário: ‘morretiana’, nos dicionários Houaiss e Aurélio, é sinônimo de cachaça.

Leia mais

-

Produtores familiares do município, na divisa com a Argentina e o Parque Nacional do Iguaçu, modernizaram métodos de cultivo e processamento e conquistaram o selo de Indicação Geográfica pela qualidade e sabor único do melado. Aumento de renda estimulou a permanência das famílias no campo.

Leia mais

cqafé

Paraná já foi o maior produtor de café do Brasil. Atualmente, com cuidados na lavoura e nos processos pós-colheita, produtores locais conseguem produzir grãos especiais reconhecidos nacionalmente. Em 2012, o INPI concedeu certificação a 45 municípios da região.

Leia mais

MORANGO

Região, que colhe 6,5 mil toneladas anuais, conquistou o selo de Indicação Geográfica em 2022. Para conseguir o certificado, produtores adotaram técnicas com uso mínimo de defensivos e conseguiram dobrar valor de comercialização do produto.

Leia mais

vinícula

Produção começou com famílias de descendentes de italianos vindos do Rio Grande do Sul. Bebida única atrai turistas e profissionais do setor. Está presente na culinária, em eventos culturais e até mesmo em atividades esportivas.

Leia mais

GOIABA

Cidade foi oficializada como a Capital Nacional da Goiaba em setembro deste ano e desde 2016 tem selo de Indicação Geográfica. Por conta do manejo da cultura, clima e união dos produtores, fruta é reconhecida nacionalmente como mais saborosa e resistente do que as concorrentes.

Leia mais

MEL

Produção se beneficia da diversidade de árvores, floradas e da reserva da Mata Atlântica. Com sabor característico e produtividade acima da média nacional, o produto ganhou fama nacional e desde 2017 possui Indicação Geográfica concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Leia mais

BARREADO

Receita original foi trazida de Portugal e adaptada à realidade local, sendo mantida praticamente igual há mais de 200 anos nas cidades de Antonina, Morretes e Paranaguá, onde atrai milhares de turistas. Grande demanda pela culinária típica gera empregos e renda para restaurantes, hotéis, pousadas e comércio.

Saiba mais

Queijo Witmarsum

Desde 2018, o Queijo Colonial e o Queijo Colonial com Pimenta Verde da Cooperativa Witmarsum têm reconhecimento de identificação geográfica (IG). Atualmente, os produtos estão presentes em todos os estados brasileiros e há planos do grupo de iniciar a exportação.

Saiba mais

Balas, pescados e cachaça: a riqueza dos produtos do Litoral.Foto Gilson Abreu/AEN

Produtos reconhecidos com o certificado de Indicação Geográfica em 2020 começaram a ser produzidos na cidade em 1970. Empresas se modernizaram e aumentaram a produção sem perder as características originais, inspirando também outros empreendedores locais.

Saiba mais

Erva-mate de São Mateus do Sul

Maior produtor nacional de erva-mate, o Paraná está ressignificando o uso da planta que já foi o principal produto da economia do Estado, e cujo ramo estampa a bandeira estadual ao lado de um galho de araucária.

Leia mais

Com reconhecimento nacional, Marialva reforça vocação como maior produtora de uvas do Paraná

​​​​​​Conhecida como a Capital da Uva Fina do Paraná, Marialva foi responsável por 10,5% de toda a produção estadual da fruta em 2021, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).​​

Leia mais