Revitalização da Orla de Matinhos surpreendeu os turistas durante a temporada

A reestruturação já permitiu a moradores e turistas ter uma percepção de como ficará Matinhos após a conclusão da obra, estimada para ocorrer até o segundo semestre de 2024. A ação de R$ 314,9 milhões já começou a transformar a região.
23/02/2023 - 14:50

O sucesso da temporada de verão 2022/2023 tem relação direta com uma obra emblemática do Governo do Paraná: a reconstrução da orla de Matinhos. A ação de R$ 314,9 milhões já começou a transformar a região.

O Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com o Consórcio Sambaqui, é responsável pela modernização do local. Até o momento, com o fim da fase de engordamento da faixa de areia, o pacote de intervenções contempla a revitalização do calçadão, construção de estruturas dos espigões e guias correntes em andamento e serviços de macrodrenagem. A parte de microdrenagem está prevista para começar nos próximos dias.

A reestruturação já permitiu a moradores e turistas ter uma percepção de como ficará Matinhos após a conclusão da obra, estimada para ocorrer até o segundo semestre de 2024. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

O aposentado Aramis Ducat, 67 anos, morador de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, estava com a família no lado sul de onde ocorrem os trabalhos de estruturação do molhe que separou a Praia Brava, em Caiobá. A obra foi necessária, segundo o Consórcio Sambaqui, para melhorar o escoamento do Canal da Avenida Paraná, contribuindo para o processo de fixação da nova faixa de areia, reduzindo os efeitos das ressacas que costumam atingir o balneário.

“Agora temos uma praia. Melhorou muito. Observo que com essas mudanças novos empreendimentos deverão vir para cá. A praia ficou mais linda e vai ficar mais frequentada, e com isso teremos melhorias na infraestrutura do balneário”, disse Ducat.

O também aposentado Carlos Barroso, de 70 anos e morador de Curitiba, frequenta o balneário com a esposa há mais de três décadas e também demonstra otimismo em relação à intervenção urbana. “Acredito que, como profissionais competentes foram responsáveis pela obra, o mar não vai mais subir como antes”, afirmou, fazendo novamente referência às ressacas.

Soledad Benitez, de 43 anos, que trabalha como arquiteta em Assunção, no Paraguai, agradeceu pelo dias que encontrou em Caiobá após mais de mil quilômetros de viagem de carro, um roteiro anual. Há sete anos ela viaja todo ano para a cidade. “A praia está maior, com mais liberdade para as crianças, mais bonita. Uma obra importante para as famílias, os moradores, e para a própria cidade”, afirmou.

No lado norte da Praia Brava, em Caiobá, a percepção dos banhistas também é positiva. “Agora está mais confortável, tem mais espaço, aumenta o distanciamento entre as pessoas. É claro que a gente sabe que vai levar um tempo para assentar a areia, mas eu acredito que já teve um impacto grande na infraestrutura em geral, que deve melhorar ainda mais se houver conscientização dos usuários quanto à limpeza da faixa de areia”, disse o engenheiro Tiago Moreira, de 43 anos, morador de Curitiba.

A questão da limpeza também foi destacada pela professora Aline Emanuele, 43 anos, moradora de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. “Optamos por Caiobá porque o mar é gostoso e sabemos que var ter segurança para passar uns dias em família. Sou só elogios para essa obra”, disse.

BALNEÁRIOS – A percepção de evolução na infraestrutura é compartilhada por quem frequentou outros balneários de Matinhos, como o Rivera I e Riviera II. “Nossa, foi uma melhoria incrível, agora tem praia, segurança, tudo limpo, eu gostei muito”, disse Priscila Evelin Colaço, de 32 anos, moradora de Curitiba.

Também da Capital, o empresário Luiz Carlos Sourient, 63 anos, trouxe a esposa e o filho para aproveitar o mar de Riviera e gostou do que viu. “A ideia da obra é excelente, fiquei impressionado”, destacou.

REVITALIZAÇÃO – A cidade de Matinhos recebe investimentos de R$ 314,9 milhões para modernização em diversas frentes de trabalho. Além da engorda da faixa de areia, estruturas marítimas semirrígidas (espigão, headlands, guias-correntes) e obras em canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem vão fortalecer o turismo e as condições da cidade. A revitalização urbanística da praia e da calçada, com o plantio de árvores nativas e melhorias na pavimentação asfáltica, completa o pacote.

Na orla da praia estão sendo erguidos dois guias-correntes (Canal da Avenida Paraná e Canal do Rio Matinhos), dois headlands (Balneários Riviera e Flórida) e um espigão (Praia Brava, na altura do Pico de Matinhos).

“A obra segue normalmente, dentro do cronograma. O engordamento da faixa de areia ficou pronto e caminhamos em outras frentes para entregar à população e turistas uma Matinhos completamente renovada”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.