Estado deve trabalhar com setor privado para levar inovação às cidades, afirma governador

Na abertura da Smart City Expo Curitiba 2023, Ratinho Junior destacou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital e da Celepar, trabalha em conjunto com a iniciativa privada para levar inovações às cidades paranaenses.
Publicação
22/03/2023 - 13:10

Confira o áudio desta notícia

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (22) da abertura da Smart City Expo Curitiba 2023, versão brasileira da maior feira sobre cidades inteligentes do mundo, que acontece na Capital até a sexta-feira (24). Ratinho Junior destacou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital e da Celepar, trabalha em conjunto com a iniciativa privada para levar inovações às cidades paranaenses.

Esse trabalho, ressaltou o governador, é um dos motivos que faz com que as paranaenses Curitiba, Ponta Grossa e Assaí sejam as únicas cidades da América do Sul incluídas no ranking das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, elaborado pelo Intelligent Community Forum (ICF) – Fórum de Comunidades Inteligentes.

“É um orgulho para Curitiba sediar o maior evento do mundo de cidades inteligentes, o que demonstra a relevância da nossa Capital e do Estado como um todo na área de inovação”, disse. “Para que cada vez mais municípios tenham acesso a tecnologias, o poder público e o setor privado têm trabalhado em conjunto, e devem trabalhar cada vez mais, levando soluções inteligentes aos serviços prestados à população”.

Ele citou as ações do Estado nesse sentido, como o fortalecimento dos ecossistemas regionais de inovação, através dos 18 parques tecnológicos credenciados pelo governo em diferentes cidades, o trabalho das universidades estaduais no desenvolvimento das vocações regionais, o uso de inteligência artificial no serviço público e a oferta de disciplinas de programação e robótica nas escolas da rede estadual.

Para o governador, eventos como a Smart City acelera ainda mais o trabalho conjunto entre poder público e setor privado, com estados e municípios tendo acesso às mais modernas tecnologias para as cidades. “Prefeitos e governadores de todo o Brasil têm acesso às soluções desenvolvidas por empresas e startups para facilitar a vida dos cidadãos. Foi esse trabalho conjunto que permitiu a execução de grandes tecnologias que hoje fazem parte do nosso dia a dia”, disse.

Ratinho Junior destacou ainda a sustentabilidade como um dos fatores primordiais para o desenvolvimento das cidades, e que o Paraná também é exemplo nessa área. Um dos principais produtores de energia renovável do Brasil, o Estado também trabalha para diversificar a matriz energética, com o incentivo às fontes fotovoltaicas, de biogás e biometano, com programas como o RenovaPR e Banco do Agricultor Paranaense.

“E em Curitiba temos o exemplo da Pirâmide Solar, que vai ser inaugurada na semana que vem no antigo aterro da Caximba. Aquilo que no passado era um grande problema, que é a questão dos aterros sanitários, hoje passa a ser uma grande solução sustentável”, afirmou o governador.

O prefeito Rafael Greca salientou que são ações como essa que colocam Curitiba na vanguarda da inovação nacional e mundial. Com cerca de 8 mil painéis fotovoltaicos, a usina terá potência instalada de 4,55 MWp de geração e deve entrar em operação no aniversário da cidade, em 29 de março.

O prefeito também anunciou que táxis elétricos passarão a circular pela Capital nas próximas semanas, operando por um período de testes de seis meses. O projeto é uma parceria entre a Urbanização de Curitiba (Urbs) com o grupo Renault e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

“Somos uma cidade democrática em inovação, com um dinamismo de serviços. Temos uma Pirâmide Solar, um sistema de transporte que é exemplo e todos os serviços da prefeitura disponíveis pela internet”, citou Greca. “E a Smart City consagra isso, porque é um evento que coloca a inovação como um processo social que deve ser usufruído por todos os cidadãos”.

PARTICIPAÇÃO DO ESTADO – O Governo do Estado está presente em todos os dias da Smart City. A Secretaria da Inovação comanda as ações em um espaço compartilhado com Fomento Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundação Araucária, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Tecpar, Celepar, Copel, Sanepar, Detran, Compagas, Separtec e ecossistemas locais de inovação.

A ideia é apresentar aos convidados e visitantes insigths sobre o setor e a transformação digital do Estado. “São poucas as cidades no mundo a sediar a Smart City, um dos grandes eventos para cidades inteligentes. É a oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho de integração dos ecossistemas de inovação do Paraná, a conectividade das cidades e o que faremos para levar inovação até os menores municípios do Estado”, explicou o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel.

“Temos, no Paraná, as três cidades mais inteligentes do mundo, mas diversos municípios têm uma vocação natural para a inovação, o que pode ser ampliado com parcerias entres os setores público e privado”, disse Rangel. “É este o papel da Secretaria da Inovação, fazer com que as soluções cheguem lá na ponta, às pessoas que mais precisam, através de parcerias junto com as prefeituras, universidades, ecossistemas e a iniciativa privada”.

A Celepar, primeira empresa pública de tecnologia do País, expõe na feira sua expertise em soluções para a administração estadual. Representantes da empresa farão palestras sobre o futuro da tecnologia governamental e plataformas para promover cidades inteligentes. Entre as soluções apresentadas estão o sistema de registro de presença em salas de aula com o uso de inteligência artificial e o projeto Olho Vivo, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

“A Celepar tem um papel fundamental para criar cidades inteligentes, porque somos nós que provemos os sistemas que hoje sustentam os vários serviços que são ofertados aos cidadãos do Paraná”, salientou o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa. “E temos uma pegada de inovação com propósito, para usar a tecnologia e a inovação para resolver algum desafio ou problema da sociedade e melhorar a vida do cidadão do Paraná”.

sMART CITY
“É um orgulho para Curitiba sediar o maior evento do mundo de cidades inteligentes, o que demonstra a relevância da nossa Capital e do Estado como um todo na área de inovação”, disse o governador. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN


SMART CITY – O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, originada do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. A edição de 2022 reuniu 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, além de 95 palestrantes de 10 países e representantes de 50 empresas, que geraram cerca de R$ 40 milhões em potencial de negócios. Neste ano, a expectativa é reunir um público de 15 mil pessoas.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o CEO da Fira Barcelona Internacional, Ricard Zapatero; o sócio-diretor da iCities, Beto Marcelino; os secretários estaduais do Turismo, Márcio Nunes; e da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; os presidentes do BRDE, Wilson Bley Lipski; da Invest Paraná, Eduardo Bekin; e do Ipardes, Jorge Callado; o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira; entre outras autoridades.

GALERIA DE IMAGENS