Em parceria com multinacional, Paraná terá centro de capacitação na área de TI

Em conjunto com o Digital Innovation Hub, serão instalados no Estado laboratórios de inovação para o setores agropecuário, da saúde, do turismo e soluções urbanas para cidades inteligentes. A iniciativa tem o objetivo de acelerar a entrada de estudantes e profissionais da área de TI, para atender a forte demanda de mão de obra do setor.
Publicação
09/02/2023 - 14:50

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital e da Celepar, fechou um acordo com a multinacional de consultoria e tecnologia Indra Minsait para a instalação, no Paraná, do Digital Innovation Hub, um centro de capacitação de mão de obra na área de Tecnologia da Informação. O termo de parceria foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário Marcelo Rangel na Arena Hackathon Paraná, espaço da Celepar no Show Rural. 

Em conjunto com o Digital Innovation Hub, serão instalados no Estado laboratórios de inovação para o setores agropecuário, da saúde, do turismo e soluções urbanas para cidades inteligentes. A iniciativa tem o objetivo de acelerar a entrada de estudantes e profissionais da área de TI, para atender a forte demanda de mão de obra do setor. 

Ratinho Junior destacou que o Estado já vem preparando uma nova geração de profissionais para a área, com aulas de robótica e programação na rede estadual de ensino. “Queremos fazer do Paraná um grande celeiro de mão de obra na área de tecnologia e inovação, que é um mercado que remunera muito bem seus profissionais”, afirmou.

“A Indra é uma das principais multinacionais da área de inovação e tem um dos maiores portfólios de soluções tecnológicas do planeta”, ressaltou o governador. “Ao escolher o Paraná para desenvolver essa iniciativa, que vai gerar emprego e renda principalmente aos jovens, ela consolida o Paraná como o Estado mais inovador do Brasil”. 

Marcelo Rangel destacou as oportunidades que serão abertas aos profissionais do Estado. “Os jovens paranaenses terão a oportunidade de acesso a um importante hub de inovação, para produzir softwares, programas e sistemas tecnológicos que vão transformar a vida da nossa população”, disse. “A Indra escolheu o Paraná porque é o Estado que está apresentando uma nova proposta de inovação no Brasil”.

HACKATHON – A assinatura do termo de cooperação aconteceu no primeiro dia do Hackathon Show Rural Coopavel, uma maratona de desenvolvimento de soluções para as agroindústrias, promovido pela Celepar, com patrocínio da Coopavel e apoio do Iguassu Valley, ecossistema local de inovação.

Dezesseis equipes participam do evento, que segue até a sexta-feira (10) e busca incentivar os novos talentos criativos e empreendedores da cultura digital. Ele estimula o desenvolvimento de soluções para problemas e desafios do setor agroindustrial, incentivando o trabalho colaborativo para a captação de ideias que possam se transformar em novos negócios na área.

TECNOLOGIA – O Estado também levou tecnologia para o Show Rural por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, que selecionou programas estratégicos e startups que integram o Vale do Genoma e outros ecossistemas de inovação para apresentar serviços específicos para o público da feira. Localizado em Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado, o Vale do Genoma consiste em um ecossistema de inovação com ampla expertise em agropecuária, meio ambiente e saúde.

GALERIA DE IMAGENS