Colégio de Foz do Iguaçu usa biogás para ensinar e promover sustentabilidade

09/03/2023 - 11:10

O Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, em Foz do Iguaçu, passou entre outubro de 2021 e dezembro de 2022 por um experiência sustentável. A escola recebeu um biodigestor e, a partir dele, conseguiu produzir biogás para utilizar na cozinha da preparação da merenda. Foi um ciclo: as sobras de comida viravam gás e o gás era utilizado para a nova preparação da comida. A ideia foi financiada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e realizada por profissionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Acompanhados de professores e graduandos da Unila, os estudantes do colégio coletavam as sobras, pesavam e preparavam o conteúdo para levá-lo ao biodigestor. O biogás resultante do processo de decomposição era utilizado tanto para aulas práticas de ciências quanto para o preparo das refeições na cozinha da escola, completando o caminho sustentável.

Enquanto durou o projeto, foram coletados 690 kg de resíduos alimentares, que possibilitaram a substituição de cerca de 30% do gás GLP usado na escola. Neste ano, será enviada uma nova proposta para dar continuidade ao projeto nessa escola e em outras duas da rede estadual em Foz do Iguaçu.

Além das atividades práticas com o biodigestor e na horta, os alunos também estudavam — durante as aulas, no laboratório e ocasionalmente no contraturno — conceitos de Física, Química, Biologia e Matemática relacionados ao que viam no desenvolvimento do projeto. Tanto professores e graduandos da Unila quanto os professores da rede estadual uniram esforços para trabalhar esses conteúdos.

“Nós temos que preparar os alunos como cidadãos, não simplesmente observadores, mas atores e protagonistas da evolução científica”, diz Ricardo Hartmann, professor de Engenharia de Energia da Unila que esteve à frente do projeto. “Esse é um projeto que visa ensinar na prática questões de sustentabilidade e produção de energia renovável.”

“Nas aulas de Física, trabalhamos conhecimentos de termodinâmica relacionados a pressão, temperatura, definição de energia e de energia renovável. Na Biologia, vemos bactérias. Também trabalhamos as técnicas de produção e a metodologia científica: a questão de observar, anotar, tirar dados, organizar e colocar em planilhas”, relata.

Segundo o professor, as atividades práticas fizeram aumentar o rendimento dos estudantes, que se mostraram mais engajados. “No laboratório, com uma chama, você mostrando as cores, mostrando os experimentos, eles têm muito mais interesse”, comenta.

Douglas Facchinello, diretor do colégio, notou que até as faltas diminuíram nos dias das atividades práticas. “As aulas de Física, Química e Biologia se tornaram mais atrativas para os alunos, porque agora eles veem acontecer”, afirma. “Estão mais animados, mais interessados em participar”.

A comunidade escolar também se envolveu com a iniciativa, quando o colégio sediou uma oficina de compostagem para pais, mães e responsáveis de alunos, que puderam ver de perto o projeto. O estudante Felipe Antunes (15) conta que, com o projeto, aprendeu a importância de cuidar da horta, que chegou a ter alface, couve, tomate-cereja, salsinha, cebolinha, repolho, rúcula e almeirão. “Queremos agora ensinar isso para o 9º ano, para sempre seguir a linha de quem vem para o ensino médio”, diz.

Já o aluno Carlos Eduardo Nunes (18) conta ter tido bastante experiência com o diário de bordo, anotando tudo o que era coletado no refeitório e pesado. “Tirando todo esse resíduo que iria para o aterro sanitário e transformando ele em vida, a gente aprende muito”, constata.