Estado firma parceria com Casa Lide para incentivar conexões na área de inovação

A Agência de Inovação será responsável por formular, implementar e acompanhar as políticas públicas relativas ao desenvolvimento sustentável, inovação, empreendedorismo e qualificação dos serviços. Fundado no Brasil em 2003, o Lide é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais.
22/03/2023 - 09:20

A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEIMT) e a Casa Lide, que reúne líderes empresariais, assinaram nesta semana um protocolo de intenções para trabalhar em parcerias e inauguraram uma Agência da Inovação na estrutura do espaço, que fica em Curitiba. O objetivo é promover a inovação no Estado.

A Agência de Inovação será responsável por formular, implementar e acompanhar as políticas públicas relativas ao desenvolvimento sustentável, inovação, empreendedorismo e qualificação dos serviços. Também vai promover a articulação de ações e parcerias estratégicas de atividades com diversos organismos públicos e privados que atuam direta ou indiretamente nestas atividades.

“Estamos unindo esforços para o desenvolvimento de projetos, eventos, discussões, incentivo ao fomento da tecnologia, para criar soluções voltadas à integração dos órgãos e entidades que executam atividades ligadas ao segmento de inovação e transformação digital”, destacou o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel.

Segundo Heloisa Garrett, presidente do Lide Paraná, o grupo tem o objetivo de desenvolver a economia do Estado e aumentar a competitividade das empresas da região. “Essa aproximação com o poder público é essencial. Com a agência, o empresário vai saber como o governo pode ajudar, quais as ferramentas disponíveis, quais ações estão sendo desenvolvidas. Esse protocolo de intenções e a presença física na Casa Lide tem como objetivo mostrar o que é possível trabalhar cada vez mais em sinergia", disse.

Fundado no Brasil em 2003, o Lide é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais. É uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca do fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social.

LONDRINA – Nesta semana, as equipes da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital e do Lide também reuniram representantes da Prefeitura de Londrina para apresentar soluções tecnológicas na área de saúde, educação, recursos humanos e gestão. A iniciativa promoveu sinergia entre os sistemas de inovação e deve acontecer com mais cidades. Ao todo, sete empresas realizaram apresentações de soluções que podem ser implementadas no município. Prefeito, secretários e lideranças estiveram presentes. A atividade aconteceu na Casa Lide.

“Ficamos entusiasmados com o resultado desse encontro. Prefeito e secretários passaram um dia conhecendo ferramentas de tecnologias de inovação do Estado do Paraná e sistemas que fazem sucesso no Brasil todo. Muitas vezes as autoridades não têm acesso a essas informações na prática, mas aqui tiveram a apresentação das tecnologias e também a oportunidade de poder testá-las. Londrina é um polo de inovação e pode se tornar um case para outros municípios do Brasil”, ressaltou Marcelo Rangel.

A Celepar, empresa pública de tecnologia, teve a oportunidade de apresentar soluções para problemas corriqueiros do dia a dia da administração pública. As outras empresas privadas que apresentaram cases também têm DNA paranaense.

“Foi muito importante participar deste evento. Trouxemos a estrutura de negócios de Londrina e as principais secretarias da Prefeitura. Pudemos assistir as apresentações e tirar dúvidas sobre soluções inovadoras, o que traz um oxigênio para nossa administração se pudermos aplicá-las, deixando tudo mais eficiente. Ficamos entusiasmados”, disse o prefeito do município, Marcelo Belinati.

“Atrair lideranças da cidade, como o prefeito, juntamente com o setor produtivo e o poder público, mostra que a Casa Lide é paranaense e tem um espaço de convivência de negócios. Estamos muito felizes em receber esse primeiro evento, que seja o primeiro de muitos encontros regionais das cidades paranaenses aqui na Capital”, afirmou Heloisa Garrett, presidente do Lide Paraná.