UEM lança 1º Vestibular para Pessoas com Deficiência; são 189 vagas

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no período de 16 a 23 de fevereiro de 2022. A taxa de inscrição é de R$ 167. As provas serão aplicadas em 27 de março.
08/02/2022 - 14:10

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou nesta terça-feira (8) o edital para o 1º Vestibular para Pessoas com Deficiência (PCD) com a finalidade de garantir o acesso a este público aos mais de 70 cursos de graduação da universidade. São ofertadas 189 vagas suplementares para ingresso no Ano Letivo de 2022.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet em www.vestibular.uem.br, no período de 16 a 23 de fevereiro de 2022. A taxa de inscrição é de R$ 167.

O vestibular cumpre a Lei Estadual 20.443/2020 e resolução 041/2021 aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), que garante o ingresso desse público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico.

As provas serão aplicadas em 27 de março, mesma data do Processo de Avaliação Seriada (PAS), nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. Por seguir os protocolos de biossegurança devido à pandemia da Covid-19, a Comissão do Vestibular Unificado (CVU) orienta que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência ao local de prova. Os portões serão fechados às 13h50, horário de Brasília.

Os editais das inscrições homologadas e das não homologadas serão publicados no dia 03 de março de 2022. Os locais de prova serão divulgados a partir do dia 10 de março de 2022, ambos no Menu do Candidato, disponível aqui.

O gabarito provisório das questões objetivas será divulgado às 15h do dia 28 de março e o resultado final, no dia 20 de abril, a partir das 10h, exclusivamente pela internet.

APOIO – O estudante em situação de deficiência e/ou necessidades educacionais especiais pode, no ato da matrícula ou no decorrer do curso na UEM, solicitar apoio junto ao Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), cuja atuação é realizada em conjunto com as coordenações dos cursos de graduação. O programa está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

Os principais serviços prestados pela equipe do Propae são: a) adaptação curricular e de recursos, como impressões em Braille ou em fonte ampliada; textos digitalizados em formato acessível a acadêmicos cegos ou em situação de deficiência visual; tempo estendido e espaço físico para realização de avaliações; b) mediação pedagógica específica: tradutor/intérprete de Libras e monitoria especial.

Para mais informações, é disponibilizado o e-mail sec-propae@uem.br .

Outras informações sobre o Vestibular podem ser obtidas na CVU por meio do telefone/WhatsApp (44) 3011-4450, ou via e-mail vestibular@uem.br. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7h40 às 11h40 e 13h30 às 17h30.