Paraná Fala Idiomas abre inscrições para novas turmas de inglês e francês

Cursos de inglês e francês serão ofertados pela UEM, UEL e Unespar. Programa é desenvolvido pela Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o apoio das universidades estaduais do Paraná.
Publicação
07/02/2022 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM) e do Paraná (Unespar) estão com as inscrições abertas para os cursos de inglês e francês, do programa Paraná Fala Idiomas (PFI). Juntas, as três instituições de ensino superior ofertam 29 turmas de francês e 23 turmas de inglês. As universidades têm datas diferentes para início dos cursos.

O PFI é desenvolvido pela Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti), com o apoio das universidades estaduais do Paraná. O objetivo é impulsionar a promoção de ações de internacionalização, a partir do ensino de línguas estrangeiras. O programa é viabilizado com recursos financeiros de fomento à ciência, oriundos do Fundo Paraná.

Devido à pandemia do novo coronavírus, neste momento ainda será adotada a modalidade híbrida, com aulas presenciais e de forma remota, observando os protocolos de biossegurança implementados em cada universidade.

Contemplando diferentes níveis de proficiência, o PFI atua com metodologias específicas para a área acadêmica, sendo direcionado a pesquisadores, professores e estudantes universitários de diversas áreas do conhecimento. Para as turmas online será permitida aos alunos a mobilidade entre as universidades.

A coordenadora estadual do PFI, Eliane Segati Rios, destaca a importância da Internet nesse contexto de distanciamento social e de restrições impostas pela pandemia de Covid-19, com papel indispensável na educação, principalmente durante a suspensão das aulas presenciais.

“A pandemia impulsionou a adaptação de modelos de educação online em diversas modalidades de aprendizagem, inclusive no ensino de línguas estrangeiras. A tecnologia tem sido aliada para dar continuidade às atividades e preservar a saúde dos estudantes com o modelo de ensino remoto”, afirma.

Início das aulas do programa Paraná Fala Idiomas:

UEM

Francês: a partir de 07 de fevereiro (12 turmas)

Inglês: a partir de 21 de fevereiro (7 turmas)

Inscrições AQUI

UEL

Francês: a partir de 22 de fevereiro (7 turmas)

Inglês: a partir de 07 de março (9 turmas)

Inscrições AQUI

Unespar

Francês: a partir de 15 de março (10 turmas)

Inglês: a partir de 22 de março (7 turmas)

Inscrições AQUI

GALERIA DE IMAGENS