Sanepar instala tubulação para desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel

Está prevista a retirada de mais de 21 mil metros cúbicos de resíduos. A estimativa é que até o fim do ano toda a tubulação esteja operando para que a dragagem inicie a partir de janeiro de 2023.
05/12/2022 - 11:40

A Sanepar começa na quarta-feira (7) a instalação dos 3,5 mil metros de tubos que vão transportar os resíduos do desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel. O serviço começa com o vertedouro. A estimativa é que até o fim do ano toda a tubulação esteja operando para que a dragagem inicie a partir de janeiro de 2023.

Desde agosto até agora os trabalhos se concentraram na preparação da área que vai receber o material a ser sugado do lago. O prazo previsto para essa tarefa precisou ser ampliado em razão do grande volume de chuvas do mês de outubro.

Essa etapa da obra pode exigir a interdição total ou parcial de trechos da pista de caminhada. A medida serve para garantir a segurança dos usuários do parque e das pessoas que trabalharão na implantação da tubulação. Nos momentos em que for necessário, serão colocados sinalização, proteção e avisos de alerta nos pontos de acesso ao lago.

A previsão é que a dragagem do material seja executada de janeiro até julho do próximo ano. As obras complementares de instalação de taludes, recomposição de pavimentos, plantio de mudas e grama e resgate da fauna serão feitas gradativamente ao longo da execução do desassoreamento, devendo ser concluídas até novembro.