Ação que conta com apoio da Sanepar leva flores e mutirão de limpeza a rios de Cascavel

28/11/2022 - 15:50

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Grupo Amigos dos Rios (GAR) promoveram atividades comemorativas ao Dia do Rio em Cascavel, no Oeste do Estado, na semana passada.

Foram feitos serviços de limpeza, revitalização e plantio de mudas de árvores e de flores nas margens do Rio Cascavel, nas proximidades da BR-277. Os organizadores e voluntários plantaram flores e mudas de árvores no Jardim das Homenagens, nas margens do córrego Sanga Verde, na Rua Jequetibá, esquina com a Rua dos Tropeiros. As atividades aconteceram de quinta a sábado (24 a 26).

As ações fizeram parte do Programa de Conservação Continuada das Bacias Hidrográficas de Cascavel e também do Programa Cascavel Rios Floridos, coordenado pelo GAR. Elas tiveram o apoio da sociedade civil organizada e da comunidade.

A gerente Geral da Sanepar, Rita Camana, afirma que o trabalho contínuo e com perseverança pode contribuir com a melhoria da qualidade ambiental das cidades e, principalmente, dos cursos de água.

“É importante plantarmos a semente que cuidando hoje iremos colher os frutos no futuro. Além de embelezarmos a cidade com o plantio de flores e árvores, plantamos a esperança de termos rios limpos e conservados e com água em quantidade e qualidade ideais para um ambiente saudável”, disse.

MAIS AÇÕES – E os trabalhos vão continuar nas próximas semanas. Nos dias 09 e 10 de dezembro, será feita a limpeza na região do Lago Municipal de Cascavel, num grande mutirão. Na sexta-feira (09), as atividades iniciam às 13h30 e no sábado (10), às 8h. O ponto de largada será no vertedouro do Lago Municipal.

Como em edições anteriores, além da retirada do lixo, será feito trabalho de educação socioambiental junto aos moradores do entorno das nascentes, do lago e do Rio Cascavel. Para essa ação os organizadores contam com a participação da sociedade civil organizada, estudantes universitários e os moradores da área urbana e rural de Cascavel.