Em acordo inédito com Ibama, Sanepar vai ampliar recursos para Reserva Hídrica do Futuro

O projeto da Reserva Hídrica do Futuro abrange uma extensão de 150 quilômetros, passando por 14 municípios entre a Serra do Mar e a cidade de Porto Amazonas.
Publicação
28/11/2022 - 12:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar firmou um acordo inédito com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama) para utilizar recursos de multas ambientais no projeto da Reserva Hídrica do Futuro, que prevê a recuperação do Rio Iguaçu e seus afluentes. O acordo foi assinado nesta segunda-feira (28) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador, Darci Piana, o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia, Julio Gonchorosky, e o superintendente estadual do Ibama, Luiz Lucchesi.

Com a conversão ambiental, a Sanepar teve um desconto de 60% em infrações passadas, autuadas há cerca de 10 anos. O valor restante, de R$ 87,8 milhões, será aplicado ao longo de 10 anos na recuperação e conservação ambiental da bacia do Iguaçu, o maior rio do Estado.

O projeto da Reserva Hídrica do Futuro abrange uma extensão de 150 quilômetros, passando por 14 municípios entre a Serra do Mar e a cidade de Porto Amazonas.

“Esse grande projeto ficará como legado à população do Paraná, com a criação de parques que serão espaços de lazer e que vão garantir a conservação da fauna e da flora, além de melhorar a qualidade da água. A medida também evita a ocupação irregular nessas áreas, onde há grande risco de inundações”, afirmou Ratinho Junior. “É uma medida importante para garantir o abastecimento das próximas décadas, principalmente após a grande crise hídrica que o Paraná enfrentou nos últimos anos”.

O superintende do Ibama explicou que, além de inédito, esta é também a maior conversão de multas já acordada pelo Ibama no Paraná. “A lei federal permitiu que o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente revertessem as infrações antigas da Sanepar para financiar projetos ambientais. A proposta foi apresentada pela própria Comapnhia para promover a recuperação da fauna e da flora, ao mesmo tempo que se evita a ocupação irregular. É um projeto que toda a sociedade ganha”, destacou Lucchesi.  

RESERVA HÍDRICA – Na Reserva Hídrica do Futuro, que já está em andamento, a Sanepar prevê a recuperação de 1,3 mil quilômetros de áreas de várzeas, requalificando os complexos de cavas originados da extração mineral nas margens do Rio Iguaçu. A iniciativa inclui a utilização das chamadas Soluções Baseadas na Natureza (SBN), com a aplicação de um sistema de cobertura vegetal nativa para melhoria da qualidade e aumento da vazão de água.

A recuperação ambiental também vai possibilitar a criação de um grande corredor de biodiversidade, com a revitalização dos rios e requalificação urbana, principalmente na Região Metropolitana de Curitiba, área que tem a maior concentração demográfica do Paraná.

“Passamos pela maior escassez de água dos últimos 90 anos no Paraná, o que nos despertou para essa iniciativa. Pode ser que fiquemos mais 20 ou 30 anos sem um problema como esse, mas não podemos esperar”, afirmou Stabile. “Vamos deixar um legado, que é esse trabalho no Rio Iguaçu e nos seus afluentes. Além de garantir a capacidade de fornecimento de água para a população, também tem um cuidado com a fauna e flora”.

“Com esses recursos, esperamos recuperar pelo menos 1,3 mil hectares das margens do Iguaçu. É um projeto inovador, o primeiro dessa maneira aprovado no País”, ressaltou Gonchorosky. “Teremos não só o Rio Iguaçu um pouco mais limpo, mas também corredores de biodiversidade às suas margens, com um ganho ambiental e social bastante significativo”.

GALERIA DE IMAGENS