Obras na rede de distribuição melhoram abastecimento de água em Jesuítas

Implantação de anéis de distribuição contribuem para estabilizar pressão de água. Objetivo é dividir a cidade em duas zonas de pressão. Nestas obras o investimento foi de aproximadamente R$ 500 mil.
Publicação
30/11/2022 - 16:20
Editoria

A Sanepar investe para melhorar o controle da pressão de água na rede de distribuição de Jesuítas, no Oeste do Paraná. Entre o ano passado e este ano foram executados mais de 1.617 metros de tubulação em polietileno de alta densidade (PEAD) com 160 milímetros de diâmetro.

O objetivo é dividir a cidade em duas zonas de pressão. Nestas obras o investimento foi de aproximadamente R$ 500 mil.

O gerente da Sanepar Eduardo Arrosi explica que a oscilação de pressão na rede de água pode ocasionar dois problemas. “Quando a pressão estiver muito baixa pode haver falta de água e quando for muito alta pode provocar fissuras e até rompimento da tubulação, tanto da rua como dentro das residências”, diz.

Com a divisão da cidade em dois setores é possível equalizar o sistema de distribuição mantendo uma pressão dinâmica em torno de 10mca (metros por coluna d' água), o que é recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A cidade de Jesuítas tem aproximadamente 3 mil ligações de água e, destas, cerca de 65% são abastecidas pela zona baixa. As outras mil residências estão localizadas na zona alta de abastecimento e tem o fornecimento de água feito por meio de estações de bombeamento. A parte baixa é abastecida por um reservatório com capacidade para armazenar 500 mil litros.

GALERIA DE IMAGENS