Prorrogadas as inscrições para concurso de material audiovisual sobre drogas

Prazo segue até 16 de dezembro de 2022. Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas. Os vencedores em cada categoria receberão certificados e os materiais serão exibidos em cinemas de todo o Estado.
Publicação
08/11/2022 - 15:30

Confira o áudio desta notícia

O Núcleo Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (NESPD), da Secretaria de Estado da Segurança Pública, prorrogou até 16 de dezembro de 2022 as inscrições para o VI Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas. O objetivo da disputa é engajar escolas e estudantes do ensino médio na divulgação de informações sobre o uso de entorpecentes, além de sensibilizar a população com a exibição dos materiais produzidos em salas de cinema do Estado.

O NESPD decidiu pela prorrogação das inscrições para que as escolas tenham mais tempo para se adaptar e encaminhar materiais audiovisuais de forma digital. Nos editais anteriores o envio era feito de forma física, via pendrive ou CD.

“Decidimos por esta prorrogação para que mais colégios possam participar do nosso concurso, já que este ano oportunizamos o envio desses vídeos de forma digital. Além da prorrogação, nós estamos orientando e sanando as dúvidas de todas as escolas que entram em contato em relação ao envio digital”, disse o diretor do NESPD, delegado Renato Bastos Figueiroa.

No concurso, que faz parte da campanha “Junho Paraná Sem Drogas”, do Governo do Estado, as instituições de ensino públicas e privadas, em parceria com seus estudantes, inscrevem um material audiovisual de, no máximo, um minuto no site do NESPD. A produção, elaborada pelos alunos, deve ser voltada para a divulgação de mensagens e esclarecimentos sobre os malefícios do consumo de entorpecentes e os efeitos negativos do abuso de drogas lícitas.

Os vídeos produzidos pelos estudantes passam por validação e avaliação de uma banca formada por membros do Núcleo. De acordo com o cronograma do edital do concurso, em fevereiro de 2023 todos os materiais inscritos que tiverem sido validados receberão certificado de participação e terão seus vídeos divulgados no canal do YouTube e nas redes sociais do NESPD. Os três melhores de cada categoria (escola pública e escola privada) serão premiados com certificados de 1º, 2º e 3º lugar.

Os primeiros colocados de cada categoria receberão seus certificados em solenidade organizada pelo Núcleo, em data a definir. O prêmio principal será a exibição de seus vídeos em todas as salas de cinema do Paraná durante o mês de junho de 2023, como parte da celebração do Mês Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas.

INSCRIÇÕES – Para inscrições ou obter mais informações acesse AQUI. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail politicasobredrogas@sesp.pr.gov.br ou entrando em contato pelo telefone (41) 3561-1140.

GALERIA DE IMAGENS