Portos do Paraná investe na qualificação dos funcionários com curso máster internacional

Voltado para profissionais que ocupam funções de decisão, como executivos, diretores e gerentes, o curso aborda desde questões operacionais até planejamento, gestão, estratégia e inovação.
Publicação
04/10/2022 - 10:00

Confira o áudio desta notícia

Um grupo de sete trabalhadores portuários da Portos do Paraná iniciou a capacitação internacional em Logística e Gestão Portuária. O curso máster, em sua terceira edição no Brasil, é oferecido por meio de convênio entre Ministério da Infraestrutura, Fundación Valenciaport e Universidade Politécnica de Valência, da Espanha.

Outros sete paranaenses participaram das turmas anteriores, em 2020 e 2021. Três deles, alunos da primeira edição, se formaram em 15 de setembro. “O máster foi muito proveitoso, pois pude ampliar o aprendizado de temas específicos da área de gestão portuária que podem ser aplicados em meu dia a dia no porto, bem como para avaliar possibilidades de inovações para o setor. Foi muito positivo”, destacou Thales Trevisan, gerente de Meio Ambiente e funcionário de carreira da Portos do Paraná desde 2017.

O investimento da empresa pública em capacitação vai ao encontro do Planejamento Estratégico definido para os próximos anos. “Ter um quadro técnico altamente qualificado é fundamental para manter os portos paranaenses na vanguarda do setor”, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Acreditamos que o conhecimento é disseminado internamente e nos coloca em uma posição muito mais competitiva”.

Voltado para funcionários que ocupam funções de decisão, como executivos, diretores e gerentes, o curso aborda desde questões operacionais até planejamento, gestão, estratégia e inovação. Do Paraná, participam alunos de diferentes áreas de atuação, como governança, financeira, engenharia e operacional.

Neste ano, a funcionária Núria Bianco se tornou a primeira profissional de Comunicação a fazer o curso no Brasil e é, também, a primeira mulher do Paraná participante do máster.

“É uma grande honra e mostra que a administração portuária paranaense percebeu, antes das demais que, em um mercado altamente competitivo, comunicação é estratégia. Além disso, dá um passo importante na busca pela maior presença feminina em cargos de liderança”, avaliou.

MÁSTER – Com duração de 14 meses, totalizando 600 horas, o curso é dividido em 25 disciplinas, em sete grupos de matérias. Ao final, os colaboradores da empresa pública vão obter conhecimento em transporte de carga por via marítima ligados à gestão, operação, econômico, ambiental, legal e político.

A maior parte do curso é online, com aulas presenciais em Brasília e na Espanha. O Máster em Logística e Gestão Portuária é referência no mundo, sendo realizado há mais de 30 anos pela Universidade Politécnica de Valência, em parceria com a Fundación Valenciaport. A entidade é vinculada à Autoridade Portuária de Valência e reconhecida internacionalmente como líder nos temas de inovação e gestão no setor.

GALERIA DE IMAGENS