Navio-veleiro Cisne Branco atrai visitantes e trabalhadores no Porto de Paranaguá

Embarcação é um verdadeiro símbolo da Marinha e tem diversas funções. As principais são a de instrução e a de representação, inclusive a diplomática. Ele atracou sábado e vai embora nesta terça-feira.
Publicação
03/10/2022 - 17:10

Confira o áudio desta notícia

Entre os 15 navios atracados no Porto de Paranaguá nesta segunda-feira (3) está o Cisne Branco, da Marinha do Brasil. A embarcação chegou sábado (1) e no domingo (2) ficou aberta à visitação. Nesta segunda, são os trabalhadores do cais que aproveitam para ver de perto a galera. Ele vai embora nesta terça-feira (4).

O Cisne Branco, um verdadeiro símbolo da Marinha, tem diversas funções. As principais são a de instrução e a de representação, inclusive a diplomática, exercida tanto em portos nacionais, quanto internacionais.

Como explica o guia responsável pela visita no navio-veleiro, galera é como é chamada a embarcação a vela, geralmente com três ou mais mastros. “Esta não é a primeira vez que o Cisne Branco passa pelo terminal paranaense. Já esteve no cais do Estado em 2016, atracado no berço 208”, informa o diretor de operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior.

Desta vez, a recepção foi feita no Terminal de Contêineres, no berço 215, pela empresa arrendatária TCP. No domingo pela manhã foram 500 visitas guiadas e à tarde, outras 2.500.

Comparado aos navios que costumam atracar no porto, o Cisne Branco é pequeno – mede 76 metros de comprimento e não chega a ter 11 metros de largura. Porém, em número de tripulantes se destaca: atualmente são quase 70 pessoas escaladas na embarcação. Fixos, são cerca de 50 que se renovam a cada dois anos de serviço.

Segundo a Marinha, para integrar a tripulação do Cisne Branco, o militar precisa passar por processo seletivo composto, inclusive por entrevista e teste de perfil. Estar a bordo chega a ser, para muitos marinheiros, um sonho. “Se eu tivesse tido essa oportunidade, com certeza eu serviria. É uma embarcação muito bonita, diferente e por ser um navio-escola, tem a função de incentivar os jovens que queiram servir”, afirma Renan dos Santos Nascimento, marinheiro, auxiliar de convés da empresa Albriggs, que atua no porto desde 2009.

HISTÓRICO  Como divulga a própria instituição militar, o navio-veleiro Cisne Branco (U20) já é o terceiro a receber esse nome na Marinha do Brasil. É uma réplica das embarcações clipper (tipo veleiro, muito veloz), do fim do século XIX.

Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda e lançado ao mar em agosto de 1999. A entrega foi feita em fevereiro de 2000, por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Nesta regata percorreu a Rota do Descobrimento, de Portugal ao Brasil. Desde então, está incorporado à Armada.

JORNADA – A embarcação está navegando há sete meses nesta viagem atual, que inclui a parada em porto paranaense. No último mês de fevereiro, o Cisne Branco saiu do Rio de Janeiro para partir para a Comissão Velas Latino-América, realizada a cada quatro anos, com a Marinha de outros países do continente. Neste ano, formada por sete embarcações, o tema da Comissão foi a comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil.

Retornando pelo Sul do País, o Cisne já passou pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De Paranaguá, segue para Santos, para mais uma parada, antes de voltar para o Rio de Janeiro.

No Instagram da Portos do Paraná (@portos_parana) é possível ter acesso a outras informações curiosas sobre a embarcação.

GALERIA DE IMAGENS