Policial militar do Paraná vence competição de jiu-jitsu para atletas das forças de segurança

Danilo Crecencio é faixa preta de jiu-jitsu, arte marcial que conheceu há 12 anos dentro da PMPR. Além da vitória do soldado, chegaram à semifinal do Combate Tático o cabo Leandro Kalinowski, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE/COE), e o soldado Rafael Teixeira Dias.
29/11/2022 - 18:00

O soldado Danilo Crecencio, da Polícia Militar do Paraná (PMPR), foi o campeão da categoria Pesado da 3ª edição do Combate Tático Desarmado Brasil, que aconteceu no sábado (26) em Balneário Camboriú (SC). A competição, que se baseia no jiu-jitsu, é voltada para atletas policiais e militares.

Crecencio é faixa preta na arte marcial que conheceu e começou a praticar há 12 anos dentro da PMPR. Como é um atleta experiente, ele tem participado de diversos torneios de luta e recentemente foi campeão da categoria acima de 81 kg do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Sem Kimono, que aconteceu em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Ele participou de todas as edições do Combate Tático. Na segunda, em junho deste ano, venceu as três primeiras lutas, mas perdeu a última por apenas um ponto e ficou em segundo lugar. Na edição do último dia 26 ele venceu as quatro lutas obrigatórias e conquistou o troféu na categoria Pesado, da qual participaram atletas acima dos 80 kg.

“Para a 3ª edição eu intensifiquei os treinos, me preparei melhor e cheguei lá com muito mais vontade de ganhar. Consegui atingir quatro vitórias nas quatro lutas e fui o campeão desta 3ª edição, representando com muito orgulho a PMPR”, afirmou.

Além da vitória do soldado, chegaram à semifinal do Combate Tático o cabo Leandro Kalinowski, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE/COE), e o soldado Rafael Teixeira Dias. Também competiram no evento o investigador da Polícia Civil Luciano Fialho e o soldado Thiago Vinícius de Oliveira.

COMPETIÇÃO - Durante a competição, os atletas vestem coturno, calça tática e camiseta, e participam de quatro lutas de seis minutos cada em um tatame coberto de barro. O objetivo é simular o cotidiano dos agentes de segurança, aproximando as condições do combate a uma situação real de ocorrência policial. Durante a luta, eles aplicam golpes do jiu-jitsu, buscando a imobilização do oponente.

O Combate Tático Desarmado é a primeira competição de jiu-jitsu do mundo voltada para profissionais de segurança pública. Para a 3ª edição foram convidados 32 policiais atletas do Brasil, dentre policiais militares, policiais civis, agentes penitenciários, militares do Exército e guardas municipais, entre outros.

O evento já tem as três próximas edições planejadas e um dos objetivos dos organizadores é migrar para outros estados. O Paraná, por ser referência em segurança pública no Brasil, está cotado para se tornar sede das próximas competições.