Perto da chegada, Rally Transparaná é marcado por solidariedade e sustentabilidade

Junto com os participantes, cruzam o Estado o Projeto TPM e o Trans Semeia. O primeiro arrecada produtos de higiene feminina para serem doados ao longo do trajeto. O segundo tem como objetivo reduzir a pegada de carbono e reflexos ambientais causados pelo evento espalhando sementes pelo percurso.
Publicação
23/02/2023 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Além de muita aventura, a 29ª edição do maior rally de regularidade das Américas, o Transparaná, é marcada também por ações de solidariedade e sustentabilidade. Junto com os participantes, cruzam o Estado o Projeto TPM e o Trans Semeia. O primeiro incentiva a participação de mulheres na competição e arrecada produtos de higiene feminina para serem doados ao longo do trajeto. O segundo tem como objetivo reduzir a pegada de carbono e os reflexos ambientais causados pelo evento espalhando sementes pelo percurso.

De acordo com diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da Secretaria estadual de Esporte, Tiago Campos, a competição tradicionalmente já fomenta a economia, o turismo e o esporte de aventura por onde passa.

“Nesta edição foram somadas essas duas importantes iniciativas, pensando nos aspectos sociais. Entendemos que é importante utilizar o esporte não só como indutor do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico, mas também para trabalhar a ação social, ajudando quem tanto precisa, e disseminando a sustentabilidade”, destacou.

O Rally Transparaná é uma realização do Jeep Clube de Curitiba em parceria com o Governo do Estado – o evento integra a programação dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN). A largada foi na segunda-feira (20) em Foz do Iguaçu e até o fim da semana os atletas devem passar por 173 municípios, percorrendo cerca de 1.500 quilômetros. São mais de 250 inscritos que competem em 12 categorias de jeep e moto. A chegada está marcada para sábado (25), no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Agora, os jeeps ainda passam pelos municípios de Guarapuava e Castro. Já as motos chegam nesta quinta em Telêmaco Borba e na sexta-feira (24) partem para Castro.

“É um trabalho gratificante, porque é turismo, lazer e distribuição de renda. Tivemos novidades esse ano com as mulheres que estão fazendo ações sociais durante os trajetos, também o Trans Semeia, que está cortando todo o Paraná plantando árvores”, ressaltou o presidente do Jeep Clube de Curitiba, Liderci Lopes

TPM – O projeto TPM - Transparaná para Mulheres é uma ação solidária que, além de incentivar a participação de mulheres na competição, também arrecada absorventes para serem doados em diversas cidades ao longo do trajeto.

O Transparaná para Mulheres é uma iniciativa da Confraria Filhas do Vento e da Liberdade, um grupo de mulheres motociclistas. A idealizadora do projeto, Telma Crummenauer, disse que o Rally Transparaná sempre incentivou a participação feminina e que o TPM recebeu o apoio da marca Mili, a maior fabricante brasileira do setor de higiene pessoal, com a doação de 4.224 unidades de absorventes.

“Com essa colaboração, conseguimos bem mais do que imaginávamos. Se antes iríamos ajudar algumas mulheres, agora vamos alcançar um número muito maior”, comentou.

TRANS SEMEIA – Esse ano o Transparaná também conta com a iniciativa Trans Semeia, que tem como objetivo reduzir a pegada de carbono e os reflexos ambientais causados pelo evento.

A vice-presidente do Jeep Clube de Curitiba, Ana Carolina Wedderhoff, explica que o intuito do projeto é criar uma conta equivalente à liberação de gás carbônico. “Como o evento produz gás que é liberado na atmosfera, tivemos a ideia desse projeto, queremos reduzir esses impactos com as bombas ecológicas”, afirmou.

As bombas ecológicas, explica ela, são bolas de argila cheias de sementes que foram distribuídas para todos os competidores do rally. Quando espalhadas pelo percurso, elas liberam as sementes para germinação de plantas e árvores, ajudando na recuperação do meio ambiente.

CHEGADA – Todo ano, o Rally Transparaná arrecada alimentos para serem doados a entidades assistenciais. Em 2023 foram cerca de 3 toneladas arrecadadas que serão entregues simbolicamente durante a solenidade que marca a chegada dos competidores, no sábado (25), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Será uma grande festa, com as premiações, praça de alimentação com food trucks e diversas atrações.

Serviço:

Chegada do Rally Transparaná

Data: 25 de fevereiro, sábado

Horário: a partir das 14h

Local: Palácio Iguaçu – Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico - Curitiba

GALERIA DE IMAGENS