Periódico internacional de Educação Física da UEM chega ao volume 33

Desde 1989, Journal of Physical Education produz conteúdos científicos de credibilidade e relevância. Dentre os artigos, destacam-se um que evidencia a importância do exercício físico em diferentes etapas do tratamento contra o câncer.
Publicação
03/02/2022 - 12:10
Editoria

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou nesta quinta-feira (3) o volume 33 do Journal of Physical Education (Revista da Educação Física, em tradução livre), periódico científico internacional. Desde 1989, é reconhecido por seus conteúdos de credibilidade e elevada relevância. Inicialmente, a edição atual tem dois artigos de opinião e oito artigos científicos inéditos de pesquisadores do Brasil, Ucrânia, Portugal e Espanha.

Dentre os artigos, destacam-se um que evidencia a importância do exercício físico em diferentes etapas do tratamento contra o câncer, e outro que descreve e analisa o perfil dos usuários do Parque Municipal do Minhocão, em São Paulo (SP), verificando como se apropriam deste espaço público para execução de variadas práticas corporais, como caminhadas e corridas.

De acordo com Carlos Herold Junior, editor-chefe do periódico e professor do Departamento de Educação Física (DEF) da UEM, trata-se de um dos principais periódicos da área na América Latina.

“Foi pioneiro na UEM em divulgação online, bem como na utilização do DOI [sigla em inglês para o sistema de identificação de objetos digitais], referência editorial para identificação, preservação e integridade para diferentes produtos culturais e intelectuais que circulam na Internet”, explica o docente, que divide o cargo de editor-chefe com Ademar Avelar de Almeida Júnior, também professor do DEF.

Além de tradicionalmente ter pesquisadores de vários países com textos publicados no Journal of Physical Education, o periódico chega à comunidade científica internacional por meio das bases de indexação, sendo as principais: a Scientific Electronic Library Online (SciELO), a Scopus/Elsevier e a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs).

Se estar em escala global é fundamental para o avanço da Ciência, o Journal of Physical Education também faz questão de reforçar seu compromisso com a comunidade acadêmica local. Como exemplo deste esforço, o Programa de Educação Tutorial (PET) do DEF da UEM auxilia na produção e na divulgação de conteúdos do periódico para que, desde o início da graduação, os estudantes de Educação Física estejam ligados aos processos de produção e divulgação científica em Educação Física, Lazer, Saúde e Esportes.

SAIBA MAIS – O Journal of Physical Education da UEM tem publicações em fluxo contínuo, tanto em inglês quanto em português. Em breve será aberto um novo processo de submissão de artigos.

GALERIA DE IMAGENS