UEM e Cocari firmam parceria para ofertar estágios aos estudantes

Estão previstos estágios nas diversas áreas do conhecimento a alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, além de parcerias de estudos em Trabalhos de Conclusão de Cursos.
02/02/2022 - 16:30

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cocari), com sede em Mandaguari (Noroeste), firmaram nesta quarta-feira (2) convênio para estágio de alunos de graduação e pós-graduação em diversas áreas. O termo foi assinado pelo vice-reitor Ricardo Dias Silva e o presidente da Cocari, Marcos Antonio Trintinalha, durante a abertura da Expo Cocari 2022.

O termo, que prevê cooperação técnica de estágios, além de parcerias de estudos em Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), ainda será submetido ao Conselho de Administração da Universidade.

Para o vice-reitor, o termo aproxima a universidade da sociedade organizada. "Além de dar oportunidade ao aluno no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos de campo, os associados da Cocari também ganham com a presença da universidade atuando no seu desenvolvimento econômico, social e tecnológico, resultando benefícios mútuos”, enfatizou.

O presidente da Cocari destacou a a importância do envolvimento dos estudantes na aplicação das pesquisas desenvolvidas e o contato com profissionais que já atuam no mercado de trabalho. “Sempre buscamos trazer a universidade próximo ao produtor rural, uma vez que as pesquisas desenvolvidas têm que ser aplicadas. Além disso, os alunos estarão junto a profissionais de vários anos no mercado, conciliando a teoria aprendida na prática do dia a dia”, disse Trintinalha.

HOMENAGEM – Na ocasião, a Cocari reinaugurou o Horto Medicinal em homenagem à ex-professora da UEM, Maria Eugenia da Silva Cruz. O local contém mais de 50 espécies de plantas medicinais estudadas por Maria Eugenia a qual, por mais de 30 anos, se dedicou à botânica.

A professora atuava no Departamento de Agronomia (DAG) da UEM até o ano de 2012, quando faleceu. Na DAG ela desenvolveu uma série de projetos e pesquisas voltados para utilização de plantas medicinais (aromáticas e condimentares; extração de óleos essenciais; fisiologia pós-colheita de frutos e hortaliças; e controle fitossanitário alternativo através da utilização de plantas medicinais).

Maria Eugenia era graduada em Agronomia pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (1981), mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1986) e doutora em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2003).

UEM NA EXPO – Durante a Expo Cocari, alunos do curso de Engenharia Agronômica da UEM estão expondo o trabalho desenvolvido na unidade experimental observando dois dos principais componentes dos diferentes sistemas de produção que favorecem o aumento da produtividade: o calcário e a matéria orgânica.

O experimento se deu na cultura da soja, num sistema de plantio direto realizado em novembro de 2021. Além da explicação do estudo desenvolvido, os visitantes do stand da UEM na feira, têm a oportunidade de vivenciar e visitar o experimento in loco.