Parceria entre Fomento Paraná e Ibiporã reduz juros do microcrédito

Convênio assinado durante evento Governo 5.0, em Foz do Iguaçu, permite a equalização de taxas de juros em operações de microcrédito. A partir de 28 de novembro, empreendedores informais, MEIs e microempresas já poderão ter acesso às taxas de juros reduzidas.
17/11/2022 - 16:40

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, e a prefeitura de Ibiporã, no Norte do Estado, assinaram nessa quinta-feira (17) um convênio para equalização de taxas de juros em operações de microcrédito. A ação está sendo realizada dentro do Programa Ibiporã Mais Empreendedorismo – PIME”.

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e o prefeito José Maria Ferreira assinaram o convênio em Foz do Iguaçu, como parte das atividades do evento Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população, que reúne prefeitos dos 399 municípios em uma série de workshops e palestras e outras atividades até esta sexta-feira (18).

Com a nova parceria, a partir do próximo dia 28 de novembro, empreendedores informais, MEIs e microempresas que contratarem operações de microcrédito com a Fomento Paraná por meio da Sala do Empreendedor de Ibiporã já poderão ter acesso às taxas de juros reduzidas.

O diretor-presidente da Fomento Paraná disse que o modelo de parcerias com municípios tem se mostrado muito eficaz para reduzir o custo do crédito aos empreendedores. “É muito importante que os municípios se somem aos esforços da Fomento Paraná e do Governo do Estado para manter juros baixos para apoiar os pequenos negócios”, afirma Heraldo Neves.

“Dessa forma conseguimos aumentar o alcance do crédito e estimular a economia, movimentando os negócios, gerando renda e emprego. E o resultado dessa contribuição aparece, por exemplo, no crescimento do PIB paranaense, que agora é a quarta maior economia do País”, completa.

Para José Maria, trata-se de uma ação importante e positiva para os pequenos negócios, para estimular a economia local. “Isso é justamente para fomentar uma parceria do Governo, através da Fomento Paraná, e o município de Ibiporã, para que tenhamos uma economia criando empregos, novas oportunidades e também gerando tributos”, afirma.

PARCERIA  Considerando a soma de subsídios oferecidos pela Fomento Paraná, com recursos do Governo do Estado, e os recursos da prefeitura, a redução de juros poderá chegar a 19 pontos porcentuais ao ano em alguns casos. Com isso, mulheres empreendedoras, proprietárias ou sócias há pelo menos seis meses de uma empresa instalada no município e que apresentarem certificados de capacitação, por exemplo, poderão obter créditos de até R$ 20 mil para seus negócios com taxa de juros que pode chegar a zero, se as parcelas forem todas pagas em dia.

Para os demais públicos de empreendimentos que não contam com participação societária feminina, a redução de juros é menor. Ainda assim a soma de subsídios do Estado e da Prefeitura chegam a 11 pontos porcentuais ao ano.

O programa, que vai atender exclusivamente empreendedores e empreendimentos situados no município de Ibiporã, oferece empréstimos até R$ 5 mil, para pessoas físicas (empreendimentos informais), MEIs ou microempresas novas, com menos de 12 meses de atividade.

O limite sobe para R$ 10 mil em empréstimos para pessoa física com empreendimentos informais que estão em atividade há 12 (doze) meses ou mais, e também pessoa jurídica (MEI e ME) com empreendimentos formalizados há menos de 12 (doze) meses cuja soma do tempo de experiência formal e informal seja superior a 12 meses.

Para ter acesso a empréstimos de até R$ 20 mil é preciso ser formalizado como pessoa jurídica (MEI ou ME) e ter mais de 12 meses de atividade.

O microcrédito tem prazo de 36 meses para pagar, incluindo carência de três meses. Pode ser oferecida garantia por meio de aval de terceiros ou de fundos de aval, mediante análise de crédito.

PARA SABER MAIS – Interessados na nova oportunidade de crédito para seus negócios devem procurar os agentes de crédito Lilian Pires, Drielly Almeida, Gracielle a Silva ou Adaueber de Paula Rodrigues, na Sala do Empreendedor de Ibiporã, na Praça Ciro Ibirá De Barros, 176, Centro - CTTI - SALA 01 - Ibiporã. O telefone para contato é (43) 3178-0240.