Francisco Beltrão é campeão geral do Prêmio Estadual de Microcrédito 2022

Troféu foi entregue no Encontro Estadual de Agentes de Crédito, promovido pela Fomento Paraná e Sebrae. Município também foi 1º lugar na intermediação de operações e gestão da carteira de microcrédito na categoria 50 a 100 mil habitantes.
11/11/2022 - 16:40

O município de Francisco Beltrão, no Sudoeste, ficou com o primeiro lugar geral e primeiro lugar entre cidades com até 100 mil habitantes no Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae 2022. A premiação reconhece municípios que se destacam na intermediação de operações e gestão da carteira de microcrédito e foi entregue nesta sexta-feira (11), no Encontro Estadual de Agentes de Crédito, realizado em Foz do Iguaçu. Outras 17 cidades foram contempladas.

Os agentes de crédito Luciana Dani e Itacir Rovaris, do Banco do Empreendedor de Francisco Beltrão, foram responsáveis por quase 400 contratos liberados em 12 meses, que somam pouco mais de R$ 4,4 milhões. O troféu foi entregue por Vitor Tioqueta, superintendente do Sebrae/PR, e Heraldo Neves, diretor-presidente da Fomento Paraná.

A agente de crédito Luciana Dani agradeceu o apoio e a estrutura fornecida pela prefeitura de Francisco Beltrão para desempenhas as funções, a presença permanente da Fomento e o do Sebrae, mas valorizou os empreendedores locais.

“Os empreendedores são os protagonistas. Eles necessitam desse apoio financeiro. E que bom que tem esse recurso do Estado e que bom que a gente pode ajudar eles neste momento”, disse. “Ficamos muito felizes e gratos sendo referência. E que venham novos desafios e oportunidades para que a gente possa ajudar as micro e pequenas empresas que tanto necessitam”.

O evento teve participação mais de 350 agentes de crédito que atuam em Salas do Empreendedor, Agências do Trabalhador e outras estruturas municipais em todo o Estado. O encontro fecha um ciclo anual de atividades com um processo de capacitação, integração, debates sobre atualidade e apresentação de metas.

O prêmio é estabelecido a partir de um ranking com seis categorias, definidas pelo porte do município, e mede o desempenho dos agentes de crédito em quesitos como volume de novas operações, renegociação de contratos e gestão da carteira, uso do sistema FomentoNet e participação em qualificações ao longo do ano.

A Rede de Parceiros da Fomento Paraná, com correspondentes credenciados e agentes de crédito, está presente em 320 municípios, com pelo menos 420 pontos de atendimento.

“Nos últimos quatro anos conseguimos consolidar e ampliar nossa rede de parceiros, que faz um trabalho formidável e de grande importância para impulsionar a atividade econômica, gerando novos negócios e contribuindo na manutenção ou abertura de empregos e na geração de renda”, afirmou Neves. “O prêmio é um reconhecimento do trabalho das pessoas dessa rede para contribuir com as empresas e empreendedores de suas comunidades.”

“Os resultados, o compartilhamento de boas práticas, a performance dos agentes e municípios neste trabalho de anos promovido pela Fomento e o Sebrae, consolidam a política de microcrédito no Paraná como um fator de desenvolvimento, que reflete diretamente na geração de emprego e renda”, destacou Tioqueta.

LIVRO DO MICROCRÉDITO – Um dos pontos altos do encontro foi o lançamento da nova edição do Livro do Microcrédito, que conta uma série de histórias de sucesso selecionadas pelos agentes de crédito.

“Fizemos uma seleção das melhores histórias inscritas pelos agentes e identificamos as empresas que melhoraram seu dia a dia a partir do crédito da Fomento Paraná. A ideia é que o livro seja anual e usado para mostrar as boas práticas”, explicou o coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae, Amberson Bezerra da Silva.

NOVA LINHA – Também durante o encontro foi apresentada uma linha de capital de giro de até R$ 50 mil para pequenos negócios. “O governador Ratinho Junior solicitou e a Fomento Paraná preparou uma nova plataforma simplificada para atender para MEIs e microempresas com capital de giro de até R$ 50 mil, com prazo que pode chegar a 36 ou 60 meses e taxas atrativas”, explicou o diretor de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro.

“O objetivo é que esse recurso seja entregue de forma rápida, com juros baixos, prazos muito longos e com garantia por meio de fundos de aval, dispensando o avalista, o que facilita bastante”, completou.

O acesso à nova linha será feito por meio da rede de parceiros agentes de crédito e correspondentes em todo o estado e também pela plataforma digital da instituição, disponível no portal www.fomento.pr.gov.br.

Ranking de municípios vencedores do Prêmio Estadual de Microcrédito da Fomento Paraná e Sebrae 2022:

ATÉ 10 MIL HABITANTES

1º Lugar - Alto Piquiri