Fomento Paraná recebe selo do Sesi como empresa comprometida com os ODS

A instituição concorreu à premiação com o programa Banco da Mulher Paranaense. Em pouco mais de três anos essa linha de crédito registra cerca de 12 mil contratos de empréstimos e financiamentos concedidos para empreendimentos liderados por mulheres.
Publicação
04/11/2022 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Fomento Paraná agora ostenta o Selo Sesi ODS 2022, entregue nesta quinta-feira (03). A instituição concorreu à premiação com o programa Banco da Mulher Paranaense, que mantém alinhamento ao ODS 5 - Igualdade de gênero. Em pouco mais de três anos essa linha de crédito registra cerca de 12 mil contratos de empréstimos e financiamentos concedidos para empreendimentos liderados por mulheres, como sócias ou proprietárias.

Ao todo, desde 2019, foram liberados mais de R$ 140 milhões em crédito para esses empreendimentos em todo o Estado.

A premiação foi entregue durante o Congresso Sesi ODS 2022, em Curitiba. O evento foi um espaço de diálogo e reconhecimento das iniciativas inscritas no Prêmio Sesi ODS 2022 que contribuem para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas.

O encontro incentivou práticas que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de promover o debate sobre como indústrias e outras empresas podem contribuir para atingir as metas propostas pela da Organização das Nações Unidas (ONU).

Participaram representantes de indústrias, empresas e da sociedade civil preocupadas em transformar a realidade e buscar o desenvolvimento sustentável. O Selo Sesi ODS foi entregue para empresas e instituições – foram 259 inscrições, com 30 finalistas e 12 práticas reconhecidas ao final do encontro.

“A participação na mostra foi uma oportunidade de divulgar o Programa Banco da Mulher Paranaense, teve grande repercussão entre os participantes do evento, e ao mesmo tempo de conhecer outras práticas que contribuem para o alcance dos ODS no Paraná”, afirma o gerente de Mercado da Fomento Paraná, Luciano Martins.

O Selo Sesi ODS, acrescentou, é um reconhecimento ao trabalho da Fomento Paraná e de toda a rede parceiros nos municípios, que através da oferta do crédito orientado estimulam a igualdade de gênero (ODS 5) e o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável (ODS 8).

CONTRIBUIÇÃO – A Fomento Paraná é uma das instituições do Governo do Estado que aderiu aos ODS, comprometendo-se a contribuir para atingir as metas propostas pela ONU por meio de suas atividades.

Um estudo contratado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América latina (CAF), demonstrou que 92% das operações da carteira de crédito da instituição contribuem efetivamente com os ODS.

O ciclo de avaliações do Projeto ODS da ABDE envolve bancos federais e estaduais, agências de fomento e cooperativas de crédito selecionados por meio de um edital.

Avaliando a alocação de capital da instituição em operações de crédito públicas e privadas, a maior contribuição para consecução dos ODS na Fomento Paraná é relativa aos objetivos 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura); 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico); e 1 (Erradicação da Pobreza); mostrando pleno alinhamento às carteiras de crédito das instituições do Sistema Nacional de Fomento.

GALERIA DE IMAGENS