Presença da Fomento Paraná chega em mais de 80% dos municípios do Estado

Parcerias ampliam acesso ao crédito em condições facilitadas para apoiar o fortalecimento dos pequenos negócios.
17/10/2022 - 08:22

A Fomento Paraná atingiu em setembro a marca de 323 municípios com parcerias firmadas para intermediação de operações de crédito por meio de agentes de crédito ou correspondentes credenciados. O número representa presença em mais de 80% dos municípios. O objetivo é chegar a pelo menos 360 municípios, cobrindo 90% do Estado com agentes de crédito ou correspondentes credenciados podendo fazer atendimentos presenciais.

Por este motivo, desde 2019, por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, diretores da instituição têm percorrido diversos municípios, semanalmente, para reuniões com prefeitos e gestores municipais e de entidades empresariais, visando ampliar ou fortalecer as parcerias. Mais de 320 cidades foram visitadas.

“Esses financiamentos de pequenos valores do microcrédito da Fomento Paraná representam um importante fator indutor do desenvolvimento, pois permitem a circulação de recursos localmente, impulsionando a atividade econômica e gerando mais empregos e renda nos municípios”, afirma Ratinho Junior.

A Fomento Paraná possui uma plataforma digital que permite atender empreendedores de qualquer município, mas ainda é grande a necessidade do atendimento presencial por uma parcela de empreendedores. Além disso, o conhecimento da realidade local e o acompanhamento do agente de crédito ou correspondente garantem maior assertividade e segurança para aprovação dos projetos de investimento ou empréstimos de capital de giro.

As parcerias da instituição são firmadas com prefeituras ou credenciamento de correspondentes com associações comerciais, sindicatos patronais e sociedades empresariais especializadas. Nas prefeituras, o atendimento é feito em Salas do Empreendedor, Agências do Trabalhador ou estruturas próprias criadas em algumas cidades, como a Casa do Empreendedor, em Campo Mourão (Centro-Oeste), ou o Banco do Empreendedor, em Foz do Iguaçu (Oeste).

Esse modelo de trabalho tem se mostrado muito importante para apoiar os pequenos negócios, como conta o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli. “A parceria com a Fomento Paraná e Casa do Empreendedor de Campo Mourão tem sido estratégica e importantíssima para os empreendedores mourãoenses”, disse o prefeito.

“Primeiro porque tornamos a casa um ponto de referência para eles, onde encontram desde formalização, orientação e crédito num lugar só, criando relacionamento com a Casa. Em segundo lugar porque, principalmente neste movimento de pós-pandemia, ter uma instituição financeira com foco e agilidade faz toda a diferença para os mais de 8 mil MEIs e microempresas de Campo Mourão”, explicou.

Nos últimos anos a parceria com a Fomento Paraná permitiu a liberação de mais de R$ 10 milhões em crédito para empreendedores do município.

MICROCRÉDITO – As operações de microcrédito, até R$ 20 mil, são o principal foco de trabalho da Fomento Paraná em parceria com as prefeituras. Desde 2019, foram liberadas mais de 54,5 mil operações, que totalizam R$ 425,8 milhões, em recursos próprios da Fomento Paraná ou repasses de instituições como BNDES, BRDE, Caixa Econômica Federal, ou ainda por meio das linhas de crédito especiais do programa Paraná Recupera, utilizando recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), incluindo aportes do Tesouro Estadual.

Para 2022, a expectativa da Fomento Paraná é superar R$ 100 milhões apenas em contratos de microcrédito. Até setembro foram contratadas 7.062 operações, que somam R$ 77,8 milhões.

Atualmente a carteira de crédito de Operações do Setor Privado, que representa o volume de crédito da instituição em circulação na economia paranaense, perfaz a soma de R$ 441,7 milhões, entre recursos próprios, de repasse e do microcrédito.

COMO SER PARCEIRO – Para ser parceira da Fomento Paraná, as prefeituras interessadas podem solicitar informações por e-mail (rededeparceiros@fomento.pr.gov.br). Basicamente, além de firmar um acordo de cooperação técnica, é preciso definir um gestor da parceria, indicar um servidor para participar de um curso de capacitação e definir um local para o atendimento, que pode também ser a Sala do Empreendedor ou a Agência do Trabalhador.

A capacitação é feita pela Fomento Paraná e pelo Sebrae Paraná. Após o curso o agente recebe uma chave de acesso ao sistema de análise e concessão de crédito e pode começar a operar. Todo o processo de análise, o risco das operações e os recursos dos empréstimos e financiamentos são de responsabilidade da Fomento Paraná.

Para o credenciamento de correspondentes, que permite intermediar linhas de crédito acima de R$ 20 mil, a parceria funciona por meio de um contrato de prestação de serviços, de acordo com um edital publicado no portal institucional da Fomento Paraná

Evolução do Microcrédito da Fomento Paraná em ano, contratos e valores:

2019 – 5.386 – R$ 62.210.194,57

2020 – 28.816 – R$ 180.281.888,91

2021 – 13.286 – R$ 105.422.397,13

2022 – 7.062 – R$ 77.884.392,73 (até 30/9/2022)