BRDE e cooperativas do Sudoeste firmam protocolos de investimento que somam R$ 55 milhões

A Coopertradição vai implantar indústria de esmagamento de soja e a Coasul pretende ampliar unidade de recebimento e armazenagem de grãos. Outras empresas da região conheceram as linhas de crédito do banco.
Publicação
10/10/2022 - 08:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou protocolos de intenção para financiamento com cooperativas do Sudoeste do Paraná que somam aproximadamente R$ 55 milhões. Um deles é o da Cooperativa Agropecuária Tradição – Coopertradição, que apresentou projeto para a primeira etapa de implantação de indústria de esmagamento de soja, em Pato Branco, com estrutura de armazenagem associada.

Segundo o presidente da cooperativa, Julinho Tonus, há uma crescente necessidade de ampliação da infraestrutura de recebimento de grãos porque, a cada ano, o produtor rural investe mais em tecnologia e, consequentemente, melhora seus índices de produtividade e volume de produção. A nova indústria da Coopertradição contará com uma infraestrutura moderna, composta de equipamentos de última geração, o que permitirá uma melhora da performance de todo o processo de industrialização da soja.

Isso também contribuirá para um aumento significativo na arrecadação de tributos, gerando mais de 100 empregos diretos e cerca de 300 indiretos. “Entendemos que a implantação de uma moderna indústria de esmagamento de soja para a produção de óleo degomado e farelo possibilitará o crescimento sustentável da cooperativa, através de práticas modernas e ambientalmente corretas, proporcionando o desenvolvimento de toda região”, afirma Tonus.

O diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira, destacou o crescimento e a diversificação da Coopertradição no Paraná. “O BRDE está presente na história da Cooperativa Tradição desde o início de suas atividades e prossegue nessa parceria em financiamentos, que contribuem para o desenvolvimento dos municípios, desempenhando um papel fundamental no crescimento econômico do Estado”, concluiu.

Também foi firmado compromisso com a Coasul Cooperativa Agroindustrial, do município de São João, com recursos do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf Agroindústria, para ampliação de unidade de recebimento e armazenagem de grãos em Itapejara d´Oeste.

“As parcerias do BRDE com as cooperativas e empresas representam o cumprimento do nosso propósito no desenvolvimento econômico e social, que impacta na vida das pessoas, dos municípios e nos três estado Sul”, afirma o presidente do banco, Wilson Bley Lipski.

Outras empresas, como a Sementes Sojamil, Doce D'ocê - El Shadai Indústria de Alimentos e PB Shopping, em Pato Branco, que têm investimentos feitos com apoio do BRDE, solicitaram análise de disponibilidade para captar novos recursos a fim de incrementar suas atividades.

GALERIA DE IMAGENS