Paraná participa de curso sobre gestão de incêndios florestais nos Estados Unidos

Três bombeiros militares da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná participam de um curso técnico sobre gestão multiagências de incêndios florestais, custeado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Capacitação fortalece as ações do Programa Previna, do Governo do Estado.
Publicação
13/05/2025 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Com o objetivo de aprimorar o enfrentamento a incêndios florestais no Paraná, integrantes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar participam, nos Estados Unidos, de um curso técnico voltado à gestão multiagências de incêndios florestais. O curso é organizado pelo Departamento de Estado dos EUA por meio do Conselho Americano para Educação Internacional. As atividades iniciaram no sábado (10) e segue até 21 de maio.

Além de participantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Paraná, o treinamento reúne representantes de São Paulo e Mato Grosso do Sul, promovendo uma troca de experiências entre profissionais que atuam diretamente na linha de frente do combate e prevenção a incêndios em vegetação.

A capacitação engloba a apresentação sobre as principais políticas e regulamentações nos níveis federal, estadual e local, que promovem a integração entre agências e comunidades, voltadas à gestão de incêndios florestais. Com isso, os profissionais podem conhecer novos métodos e tecnologias de combate e gestão de incêndios para serem implementadas no Brasil.

Durante a capacitação, os participantes realizam visitas técnicas a centros especializados e instituições de referência em cidades como Boise (Idaho), Albuquerque (Novo México) e Miami (Flórida). Nestes locais, são apresentadas tecnologias de monitoramento, estratégias de resposta rápida e metodologias de gestão integrada utilizadas no enfrentamento aos incêndios florestais em diferentes contextos ambientais.

Representam o Paraná no curso o tenente-coronel Ivan Ricardo Fernandes, coordenador executivo da Defesa Civil Estadual; o major Daniel Lorenzetto, chefe da Divisão de Gestão de Riscos e Desastres, e o capitão Thiago Alves Conte, que atua na região de Foz do Iguaçu.

“A nossa participação visa aperfeiçoar e aprimorar a gestão, tanto para fins de gerenciamento de ocorrências como em atuação operacional nos casos de incêndios florestais no Paraná”, destacou Ivan Fernandes. A experiência internacional fortalece diretamente o Programa Estadual de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna), iniciativa desenvolvida pela Defesa Civil,  em parceria com as secretarias do Desenvolvimento Sustentável e da Segurança Pública.

"O conhecimento adquirido no curso permitirá a implementação de novas metodologias de prevenção e resposta mais eficazes nos contextos específicos do Paraná", enfatizou o tenente-coronel.

PREVINA – O programa possui foco na proteção de Unidades de Conservação Estaduais e seu objetivo principal é reduzir a ocorrência de incêndios em áreas naturais, por meio de ações educativas, treinamento de voluntários, monitoramento de riscos e atuação conjunta com órgãos ambientais. Abrange a formação de brigadas formadas por voluntários treinados nas proximidades das áreas protegidas, campanhas de conscientização, capacitação de agentes públicos e protocolos de integração.

GALERIA DE IMAGENS