PM reforça policiamento do Litoral com unidades especializadas e rondas ostensivas

Elas complementam efetivo que já atua na temporada, São equipes que atuam com uso de motos e de cavalos, além do BPTran, Polícia Rodoviária, Rondas Ostensivas, batalhões de Polícia Ambiental e de Operações Aéreas.
Publicação
07/02/2022 - 17:30

Confira o áudio desta notícia

As unidades especializadas da PM estão reforçando o policiamento ostensivo nas cidades do Litoral durante o Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022. A utilização das equipes acontece em complemento ao efetivo que está na região desde o início da temporada para atuar na prevenção de crimes e dar mais segurança à população, principalmente aos finais de semana.

“A Polícia Militar do Paraná tem destinado mais equipes e viaturas para o Litoral. Semanalmente, os efetivos das unidades especializadas são destacados para reforçar o policiamento, garantindo mais segurança com ações de bloqueios de vias, abordagens a pessoas e veículos visando apreensão de drogas, armas e a localização de foragidos da justiça”, explica o comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho.

O policiamento ostensivo é reforçado com a Companhia de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas, equipes do Batalhão de Polícia de Choque e equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel dos batalhões 1º CRPM. “Esse patrulhamento visa identificar foragidos da justiça, apreensão de veículos furtados ou roubados, apreensão de drogas, armas e objetos oriundos de crimes”, afirma o oficial.

Na área do trânsito urbano, BPTran está utilizando o efetivo da Companhia Tático Móvel de Trânsito para fazer a fiscalização de condutores e veículos, principalmente para coibir infrações como estacionamento irregular, falta do uso de cinto de segurança e embriaguez ao volante. 

“Equipes são destacadas de Curitiba para o Litoral a fim de reforçar o policiamento através de vistorias, abordagens e verificação de veículos e condutores. Isso coíbe diversos crimes e faz com que o trânsito flua de uma maneira segura e civilizada”, completa o coronel Ribas.

Nas estradas que cortam o Litoral, é o Batalhão de Polícia Rodoviária que desenvolve abordagens e blitzes para coibir a embriaguez ao volante e outros crimes de trânsito, além de fazer barreira contra a entrada de drogas, armas e pessoas foragidas da justiça. Ações são executadas com a Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e com o canil da unidade.

MAR E AR – No mar, as embarcações do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) estão abordando embarcações e pescadores para verificar o cumprimento das normas ambientais, sobretudo a preservação de peixes nativos e combater a pesca predatória.

“O Batalhão Ambiental desenvolve blitzes educativas e toda a fiscalização aérea nas embarcações e por terra, para proteção e preservação do meio ambiente, principalmente nessa época do ano”, explica o comandante do 1º CRPM.

No ar, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) está usando aeronaves de asa fixa e helicóptero para prestar apoio em salvamentos e resgates aeromédicos, contando com profissionais da saúde do Samu para fazer o atendimento às vítimas. Também há o apoio no policiamento e também com outras missões, como distribuição de vacinas e de transporte de tropa em situações de emergência.

CAVALARIA Desde o último verão, o Regimento de Polícia Montada está fazendo o policiamento hipomóvel nas cidades litorâneas como parte da estratégia de prevenção a crimes. Com a presença dos policiais a cavalo, além de inibir condutas criminosas, as equipes são muito procuradas pelos veranistas que têm curiosidade sobre animais no policiamento.

“As crianças chegam perto das nossas equipes, tiram fotos e gostam muito da presença dos cavalos na orla, podendo assim estender a polícia comunitária e, nesse viés de aproximação de toda a população no Litoral”, diz o coronel Ribas.

GALERIA DE IMAGENS