PM garante segurança a mais de 100 mil pessoas no quarto dia de Carnaval no Litoral

Acumulado registrado pela Polícia Militar desde o início do feriado até esta madrugada de terça-feira é de 782 ocorrências atendidas e mais de 8 mil orientações prestadas. Foram aplicadas equipes a pé e com bicicletas, além de módulos móveis, viaturas e motos.
Publicação
01/03/2022 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O quarto dia do Carnaval 2022 foi o mais movimentado do feriado prolongado nas cidades do Litoral, apesar de não ter festas oficiais. Cerca de 100 mil pessoas estiveram nas areias de Matinhos e Guaratuba durante a noite e houve registro de público também em Morretes, Antonina, Paranaguá e Pontal do Paraná. O acumulado registrado pela Polícia Militar desde o início do feriado até esta madrugada é de 782 ocorrências atendidas e mais de 8 mil orientações prestadas.

A Polícia Militar implementou equipes a pé e com bicicletas ao longo das orlas, além de módulos móveis, viaturas e motos no patrulhamento ostensivo e preventivo, distribuídos nos municípios. Equipes especializadas com viaturas, cavalos e cães também estiveram em ação.

“Dos quatro dias, este foi o que teve mais concentração de pessoas e, mesmo assim, não tivemos incidência de crimes como lesão corporal, rixa, disparos de arma de fogo, entre outros”, avalia o chefe de planejamento do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 pela PM, capitão Wagner de Araújo. 

A ausência das folias de Carnaval no Litoral não inibiu os veranistas de procurarem outras opções de entretenimento. “A Polícia Militar aplica um reforço de policiamento em todos os municípios da região litorânea porque as pessoas saíram às ruas independentemente de festas agendadas, e com nossa presença elas sentem-se bem mais seguras. Desde o primeiro dia estamos com um Carnaval tranquilo em relação a outros anos, sem situações graves, apesar do grande número de pessoas presente nas praias”, destaca o comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho.

ATENDIMENTOS – O registro da PM aponta que no acumulado de sexta-feira (25) até segunda-feira (01) foram atendidas 782 ocorrências, das quais 189 são de perturbação do sossego. “Oriundos das ocorrências de perturbação do sossego tivemos o registro de 48 termos circunstanciados, ou seja, de pessoas encaminhadas. Usamos o bom senso, orientamos primeiro, mas quando a pessoa insiste em continuar fazendo uso do som alto, precisamos encaminhá-lo”, explica o capitão Araujo.

A PM está fazendo um trabalho nesta modalidade orientada pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, que também atuam no Verão Paraná.

Nestes dias de Carnaval, 3.735 pessoas foram abordadas e 756 veículos vistoriados. As equipes policiais lavraram 97 Termos Circunstanciados por diversas situações (entre eles os 48 de perturbação do sossego). Nos quatro dias, a PM encaminhou 140 adultos para as delegacias do Litoral e apreendeu quatro armas de fogo. Na área de prevenção, foram prestadas 8.294 orientações e entregues 2.463 pulseiras de identificação nos módulos móveis e viaturas da Corporação.

MORRETES E ANTONINA – Para o Carnaval, o policiamento foi reforçado em pontos estratégicos de Morretes e Antonina, para atender as pessoas que visitam as cidades nos horários e locais de maior circulação. Com módulo móvel e viaturas circulando por toda a cidade, o policiamento abrangeu desde as entradas até as regiões comerciais, residenciais e pontos que concentram maior circulação de pessoas, principalmente próximo a restaurantes e bares, às margens do Rio Nhundiaquara, que preservam a arquitetura colonial e demonstram a riqueza histórica da região, e na Ponta da Pita, em Antonina. 

Apenas na segunda-feira de Carnaval foram registradas 15 ocorrências nas cidades, sendo uma de perturbação do sossego. Não houve prisões ou encaminhamentos para lavratura de Termo Circunstanciado nestes municípios.

“Conseguimos garantir uma segurança maior aos cidadãos e aos turistas que vieram desfrutar da gastronomia e dos passeios que as cidades oferecem. Morretes e Antonina são cidades extremamente importantes para o Paraná e possuem muitos pontos atrativos que valem a pena ser visitados”, disse o subcomandante da 4ª Companhia do 9º BPM no Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022, tenente Rildo Fausto Kops Neto.

MATINHOS As equipes da Subárea de Matinhos trabalharam no acompanhamento da movimentação de pessoas ao longo de toda a orla, principalmente em Caiobá e no balneário de Gaivotas, onde houve registro de um público flutuante de cerca de 50 mil pessoas, somente no período noturno.

Na Praia Mansa, a procura foi menor e poucas pessoas passaram a noite na areia. Somente nesta segunda-feira, a PM atendeu 70 ocorrências em Matinhos, sendo 25 de perturbação do sossego. Houve a lavratura de 10 Termos Circunstanciados por perturbação do sossego e 16 prisões.

“Aumentou o fluxo, como esperado, e felizmente não tivemos intercorrências de maior gravidade. O trabalho tem sido positivo, bem como da cooperação dos veranistas que vem para o Litoral curtir ou descansar”, disse o subcomandante da Subárea de Matinhos, tenente Francimar de Morais Zamierowski. 

GUARATUBA – As regiões da Praça e da Praia Central da cidade tiveram grande procura de pessoas, principalmente nos bares e restaurantes da região. A PM também acompanhou a movimentação de veranistas na Praia Central e no trecho da orla até o Morro do Cristo. Em Guaratuba, o público flutuante também foi de cerca de 50 mil pessoas. Ao longo da segunda-feira, 27 ocorrências foram atendidas naquela cidade, sendo seis de perturbação do sossego, com sete prisões

GALERIA DE IMAGENS