IAT reforça suporte ao turista com orientações sobre a Ilha do Mel no Carnaval

25/02/2022 - 18:30

Para dar mais suporte aos visitantes durante o Carnaval, a Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest) está disponibilizando profissionais para prestar informações turísticas e promover os pontos naturais mais especiais da Ilha do Mel. Serão quatro pessoas em cada receptivo das praias de Encantadas e Nova Brasília com o serviço de atendimento aos visitantes.

“A Ilha do Mel é a porta de entrada de turistas nacionais e internacionais ao Paraná. O objetivo do Governo do Estado é mostrar a eles outros atrativos que também podem conhecer no Litoral e no Interior, para que possam voltar e conhecer todas as nossas belezas naturais”, destaca o secretário Márcio Nunes.

Os profissionais tiram dúvidas sobre a Ilha do Mel e apresentam os pontos turísticos do Estado. Além disso, o Instituto Água e Terra (IAT) oferece empréstimo de cadeiras anfíbias para que as pessoas com limitações de locomoção possam se deslocar pelas trilhas de areia e se banhar no mar.

“Durante o verão focamos em dar suporte aos turistas que vêm conhecer este paraíso. Estamos auxiliando nas trilhas, pousadas, restaurantes, como chegar em determinados locais, além de prestar atendimento sobre as principais atrações da Ilha, que encanta a todos que chegam aqui”, afirma Rhayane Radomski, coordenadora das atividades do Verão Paraná pelo IAT na Ilha do Mel.

Os turistas podem receber orientações sobre a ilha logo na chegada ao trapiche. Profissionais indicam pelo mapa os principais pontos turísticos, horários de funcionamento dos barcos e outros detalhes.

A Ilha possui uma diversidade de pontos naturais, belas praias, trilhas, áreas para camping, morros que são os destinos preferidos para quem gosta de registrar fotos e vídeos, principalmente do nascer e do pôr do sol.

“Em Encantadas, por exemplo, temos o Farolzinho, a Gruta, que é o maior atrativo desta área da Ilha, além da Bacia das Sereias, o Mar do Fora, o trapiche, que tem uma linda vista do pôr do sol. Já em Nova Brasília, temos várias praias, a Praia do Farol, o Forte, e a Ponta Oeste, muito conhecida pela criação de ostras e que atrai centenas de turistas também”, explica Rhayane.

Além do trabalho com os veranistas, também são reforçadas as fiscalizações ambientais nos pontos de preservação permanente para evitar degradação na natureza pela movimentação de pessoas.

“Fazemos várias atividades em conjunto e o IAT dá suporte a todas as áreas do Governo do Estado que prestam serviços na Ilha do Mel. Contamos com uma grande equipe de profissionais para fazer este verão mais especial para todos os que vierem conhecer a Ilha”, acrescenta Rhayane.

MORADORES – Durante a temporada de verão, além dos integrantes do IAT mobilizados de outras regiões do Estado para reforçar o efetivo no Litoral, foram contratados moradores da Ilha para auxiliar no atendimento turístico. Uma dessas colaboradoras é Tais Agostinho Prado.

“Estamos sempre aqui prontos para ajudar e sempre tem gente chegando que precisa de orientações ou tem dúvidas sobre o local. Tanto no inverno quanto no verão nosso trabalho é contínuo para não deixar o turista desamparado”, afirma.