Orquestra Sinfônica se adapta ao mundo virtual e amplia visitas ao Interior do Paraná

Desde 2019 foram 58 concertos com público presencial, 54 online, cinco gravações para o podcast da OSP e várias ações no meio digital. Ao todo, 600 mil pessoas foram impactadas.
Publicação
16/06/2022 - 10:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Orquestra Sinfônica do Paraná enfrentou inúmeros desafios nos últimos anos, passando por um período de adaptação virtual inédito e retomando suas atividades presenciais em 2022. E até agora todos os concertos presenciais tiveram lotação máxima, o que ajuda a impulsionar as apresentações com venda de ingressos em Curitiba ou as turnês gratuitas no Interior. Os músicos já se apresentaram em oito municípios e seguem, no mês de julho, para três novos locais: Assis Chateaubriand, Toledo e Rio Branco do Sul, além dos concertos em Curitiba.

Desde 2019 foram 58 concertos com público presencial, 54 online, cinco gravações para o podcast da OSP e várias ações no meio digital. Ao todo, 600 mil pessoas foram impactadas, somando quem assistiu as apresentações digitais e quem pôde comparecer presencialmente para ver os movimentos de violões, violinos, saxofones, trompetes, baixos, pianos, etc.

PANDEMIA – Assim como ocorreu com todos que trabalham na área cultural, a Orquestra precisou se adaptar ao meio digital durante a pandemia. Pioneira entre as orquestras do Brasil, foi a primeira a lançar uma série de concertos digitais. O show presencial de abertura da temporada 2020 estava marcado para o dia em que todos os espaços públicos tiveram que suspender suas atividades presenciais.

Com menos de 24 horas para o concerto “Assim Falou Kubrick”, o público foi informado que deveria ficar em casa. Esse momento tão impactante para toda a população foi documentado com maestria pela orquestra. Os músicos executaram o programa a portas fechadas, tendo no auditório apenas uma equipe de audiovisual. O concerto digital foi lançado nas redes sociais da OSP no dia 22 de março e reuniu 22.204 espectadores online.

Naquele ano, seguiram-se uma série de apresentações online, com músicas populares e sinfônicas. Alguns concertos contaram com a participação de convidados ilustres, como a cantora Uyara Torrente e a atriz e cantora Letícia Sabatella. Outros, como a Série Música de Câmara, tiveram a participação do Balé Teatro Guaíra em alguns episódios selecionados.

Além disso, a OSP também procurou se aproximar do público infantil. O portal OSP para Crianças estreou em junho de 2020 e trouxe vídeos, áudios e atividades lúdicas para crianças até 12 anos. Todos os materiais trazem aspectos educativos de forma divertida e descontraída.

Os músicos também procuraram trazer essa atmosfera de aprendizado e descontração para os adultos. Entrevistas, brincadeiras musicais e vídeos educativos fizeram parte dessa ação. Somando todos os 22 concertos online em 2020 com os projetos especiais e os dois concertos presenciais no início do ano, a OSP teve um público total de 274.030 pessoas naquele ano.

E 2021 começou com mais apresentações não presenciais. Foram 26 concertos, sendo que um deles foi transmitido ao vivo do Teatro Guaíra. Ao todo, 28.620 pessoas assistiram a esses concertos.

O projeto OSP para Crianças se fortaleceu em 2021, reunindo 125.167 pessoas online. As crianças também puderam assistir a um concerto especial para elas, com a obra “Pedro e o Lobo”, de Prokofiev. Mas as novidades do ano ficaram por conta das grandes aulas com a OSP e do lançamento do podcast (aqui no Spotify e aqui no SoundCloud).

As masterclasses foram ministradas gratuitamente e tiveram mais de 900 músicos inscritos como participantes. Os alunos assistiram às aulas de vários estados do Brasil e alguns até de outros países da América Latina.

Já o Podcast da OSP teve participação dos músicos Simone Savytzky, Leonardo Gorosito, Sebastião Interlandi Jr. e Analaura de Souza Pinto. Os dois últimos, premiados pela apresentação do programa "Sarabanda", na década de 1990, ficaram encarregados da apresentação do novo programa. A cada bimestre, uma dupla entrevista um ou mais nomes proeminentes do cenário musical do Brasil e do mundo. Os quatro episódios lançados em 2021 acumularam 5.236 visualizações.

Ainda com o foco no público jovem, a OSP lançou seu perfil no TikTok. Em menos de um ano, atraiu mais de 800 seguidores e 64.670 visualizações em vídeos. A maioria dos materiais publicados nesse perfil traz conteúdo informativo sobre música, história da música e os compositores mais proeminentes.

RETORNO PRESENCIAL – O retorno do público presencial foi marcado pelo “Concerto Polonês”. Apresentado em novembro de 2021, já com a população amplamente imunizada, quando a lotação máxima permitida dos auditórios era de 70%, o concerto esgotou o limite de ingressos rapidamente.

A OSP encerrou o ano de 2021 com apresentações especiais natalinas no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Junto aos corais da Copel e da Sanepar, os músicos reuniram mais de 10 mil pessoas ao ar livre em dezembro. A apresentação contou com projeção mapeada na fachada do Palácio.

Nos últimos meses de 2021 e primeiros de 2022, a OSP, junto com o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, promoveu a série de concertos online "Clássicos Regionais". Com músicas de Bento Mossurunga, Clóvis Pereira, dentre outros, o projeto somou 9.282 visualizações. Já os cinco concertos presenciais no Guairão apresentados até a primeira quinzena de junho de 2022 somaram 13.573 pessoas.

E o grande destaque da temporada 2022 aconteceu fora da Capital. A OSP visitou sete cidades: Colombo, União da Vitória e Matinhos fizeram parte do Teatro Guaíra para Todos, com música clássica, e Guarapuava, Cascavel, Londrina e Maringá receberam o programa “Clássicos Sertanejos”, que reuniu mais de 12 mil pessoas em concertos gratuitos. Nesse programa, os músicos apresentaram canções como “É o Amor”, “Evidências” e “Estrelinha”.

A orquestra segue com agenda lotada para a temporada 2022, com apresentações marcadas em diversas cidades do Estado, além de Curitiba. Toda a programação pode ser acompanhada pelo site do Teatro Guaíra.

OS ÚLTIMOS QUATRO ANOS DA OSP EM NÚMEROS

2019

Em 2019, foram 42 apresentações com 40,5 mil espectadores.

2020

Foram dois concertos presenciais antes do fechamento por conta da pandemia; um em Maringá e outro no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Esses concertos reuniram cerca de 2 mil pessoas. Os nove concertos especiais online tiveram 179.402 espectadores e os 13 concertos da Série Música de Câmara contaram com 33.466 espectadores

Número de visualizações totais do projeto OSP para Crianças: 21.965.

Número de visualizações totais dos 13 vídeos do projeto “Qual é a música?”: 25.682.

Números de visualizações totais dos quatro vídeos educativos: 11.515.

2021

Cinco concertos especiais online, sendo que um deles foi no Guairão com transmissão ao vivo. Público total de 7.943 pessoas.

Foram 15 invenções no projeto Café com Bach, em parceria com o Balé Teatro Guaíra. Ao todo, elas somaram 15.373 visualizações.

O projeto OSP para Crianças 2021 atraiu 125.167 espectadores.

Os seis vídeos da série “Qual é a música?” somaram 11.873 visualizações.

10.778 visualizações no TikTok e 5.326 ouvintes no Podcast da OSP.

Os seis vídeos do projeto online “Clássicos Regionais” somaram 5.304 visualizações.

Os dois concertos presenciais no Guairão reuniram 4.045 pessoas.

Concertos em Cascavel e Guaratuba somaram 2 mil pessoas.

As aulas da OSP tiveram mais de 900 inscritos.

O Natal no Palácio teve público estimado de 10 mil.

2022

Com a volta dos concertos presenciais, a OSP somou um público de 13.573 pessoas no Guairão até a primeira quinzena de junho.

O projeto “Clássicos Sertanejos” levou a OSP em turnê por cinco concertos na Capital e em cidades do Interior, com 12 mil espectadores.

Outro projeto com foco na regionalização foi o Teatro Guaíra para Todos. Até a primeira quinzena de junho, a OSP havia se apresentado em Colombo, União da Vitória e Matinhos, com público total estimado em 2.337 pessoas.

Foram 3.978 visualizações nos cinco vídeos do projeto “Clássicos Regionais”.

Mais 53.892 visualizações no TikTok e 506 ouvintes no Podcast da OSP.

15.055 visualizações nas postagens do projeto OSP para Crianças.

GALERIA DE IMAGENS