Com reconhecimento da crítica e do público, Balé Teatro Guaíra abre o Festival de Joinville

BTG se consolida nos últimos quatro anos como uma das companhias públicas de dança mais importantes do país. Última apresentação na abertura do Festival de Joinville foi em 1994.
13/06/2022 - 14:40

O Balé Teatro Guaíra será a grande atração da abertura do Festival de Joinville (SC) no dia 19 de julho, um reconhecimento do trabalho que a companhia desenvolveu nos últimos quatro anos. O festival é o maior e mais importante do País e reúne artistas nacionais e internacionais. A última vez em que o BTG foi a estrela da noite de abertura em Joinville aconteceu em 1994. Em 2022, a companhia paranaense apresentará “O Lago dos Cisnes”, montagem de 2018 que já foi assistida por mais de 30 mil espectadores.

Nos dias 23 e 24 de julho os curitibanos poderão assistir à apresentação de “O Lagos dos Cisnes” no Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto).

O reconhecimento do trabalho dos bailarinos nos últimos quatro anos não vem apenas do público especializado. Seguindo a diretriz do Governo do Estado de descentralizar as ações culturais, após um período de reinvenção virtual com a pandemia, o Balé Teatro Guaíra fez sua primeira apresentação presencial na Praça Rui Barbosa, em Curitiba, em uma ação do Projeto Parques e Praças.

Este projeto é permanente e tem o objetivo de levar espetáculos culturais de forma ampla e descentralizada aos mais variados públicos. Entre os meses de outubro e dezembro de 2021, o BTG foi a locais como a Praça Generoso Marques e o Parque Tanguá. Em 2022, os artistas já se apresentaram na cidade de Colombo (Região Metropolitana de Curitiba) e também na Praça Santos Andrade (Capital). O objetivo é rodar o Paraná ainda em 2022, espalhando o projeto em todo o Estado.

Para o bailarino Vitor Rosa, o reencontro com os espectadores tem sido marcante. “O legal de trabalhar online na pandemia foi perceber que temos um público muito amplo perto da gente em todo o Estado. O público tem essa sede de estar presente e sentir o espetáculo junto com a gente. Queremos usar esse impulso para levar nossa arte para a maior quantidade de espaços que conseguirmos. Que venham muitas viagens, muitas apresentações e muitos encontros”, afirma.

TRAJETÓRIA RECENTE – O Balé teve público recorde em 2019, ano em que celebrou seu cinquentenário. Foram 39,5 mil espectadores, o maior número desde 2011. O valor representou uma alta de 20% em relação a 2018. Em maio ocorreu a Mostra de Repertório para celebrar os 50 anos do Balé Teatro Guaíra e depois a companhia fez uma turnê por oito cidades paranaenses. Em todos os locais, foram ofertadas oficinas técnicas e artísticas para a comunidade.

Em 2020, as atividades online da companhia, impostas pela pandemia de Covid-19, tiveram 94 mil visualizações, incluindo um desafio coreográfico para celebrar o Dia da Dança, que teve 22 mil espectadores.

A coreografia “Variações sobre a Mesa”, lançada em abril de 2021 para celebrar o Dia da Dança, foi selecionada para o San Francisco Dance Film Festival. Foi a primeira vez em que o BTG participou de um festival do gênero. No total, foram mais de 200 horas de trabalho entre criação coreográfica, filmagem e edição.

O Balé Teatro Guaíra estreou aquele ano com a coreografia “Valsa de Apartamento”. Criada para ser filmada com o auxílio de drones, “Valsa” traz proximidade com o espectador, quase como se o público pudesse estar ao lado dos bailarinos. O ambiente intimista é reforçado pelas filmagens feitas nas casas dos dançarinos. O vídeo foi sucesso instantâneo no YouTube e ganhou manchetes nacionais.

RETORNO AOS PALCOS – O retorno do Balé aos palcos do Guaíra após a pandemia também foi um grande sucesso. Em dezembro de 2021, os ingressos para as quatro apresentações de V.I.C.A. esgotaram antes da estreia. Em abril de 2022, a companhia dançou em três sessões também esgotadas de “Terra Brasilis” no Guairão, além de mais três eventos didáticos para alunos de escolas públicas de Curitiba.

O diretor-presidente do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, afirma que assumiu a função depois de uma carreira de 30 anos na instituição com a missão de levar as produções do Guaíra a todos os cantos.

“O Teatro Guaíra é um símbolo do Estado, as pessoas têm orgulho daqui. Na pandemia, alcançamos 1 milhão de paranaenses pelas redes sociais e queremos retribuir esse carinho presencialmente agora. A diretriz do Governo é levar a cultura para onde o povo está, por isso queremos fazer apresentações nas praças, nos pequenos teatros, nas igrejas e em centros comunitários de todo o Estado”, diz.

53 ANOS – Mantido pelo Governo do Paraná, o Balé Teatro Guaíra é a terceira companhia de dança mais antiga do País, com 53 anos. O reconhecimento em Joinville representa a maturidade artística do BTG, desde 2021 sob o comando de Luiz Fernando Bongiovanni, um dos coreógrafos mais premiados do Brasil.

Ao todo, em mais de cinco décadas, o Balé criou cerca de 150 coreografias e se apresentou em 200 cidades, 17 estados e cinco países, chegando a um público de mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, tem 23 bailarinos contratados pelo Palco Paraná, organização social sem fins lucrativos.