Obras da Sanepar avançam e capacidade de reservação de água vai dobrar em Apucarana

Investimentos de cerca de R$ 55 milhões serão detalhados em reunião nesta quinta-feira (08) com moradores, com o objetivo de apresentar detalhes das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água.
06/12/2022 - 17:00

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fará nesta quinta-feira (08) mais uma reunião com moradores dos Jardins Sumatra I e II, em Apucarana, no Vale do Ivaí, com o objetivo de apresentar detalhes das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água. A Companhia está investindo cerca de R$ 55 milhões nas obras que vão garantir mais do que o dobro de produção e de reservação de água na cidade.

Já foram concluídos dois reservatórios de concreto, na Rua Galdino Gluck Júnior, e dois de aço vitrificado nas regiões Sudoeste e Oeste. Somados, os novos reservatórios têm capacidade de armazenar 10 milhões de litros de água potável. Os reservatórios e mais duas novas estações elevatórias devem entrar em operação em maio do próximo ano.

Antes disto, será entregue a obra de melhorias elétricas na estação de tratamento de água. Também estão em andamento obras para interligar três poços ao sistema existente. O pacote inclui a implantação de 10 quilômetros de adutoras e tem previsão de conclusão até o fim de 2023.

O gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, destaca o salto na capacidade de reservação do sistema dos atuais 8 milhões de litros para 18 milhões. “Nossa reservação vai mais que dobrar”, afirma.

Ele explica que as elevatórias também têm importante função diante da topografia desafiadora da cidade. “Apucarana situa-se num espigão e estas grandes elevatórias e as redes vão nos ajudar a levar água das regiões mais baixas para as mais altas. Isto irá garantir qualidade, quantidade e regularidade de abastecimento para toda a população”, ressalta.

ATIVIDADES – A reunião de quinta-feira (08) será a partir das 19h30 na Escola Fernando José Acosta, na Rua Ilson Ferreira Guerra, 405. E, no dia 16 de dezembro, será promovido um curso de Manutenção Hidráulica, visando a identificação e conserto de pequenos vazamentos. O evento é direcionado para mulheres, mas as vagas também podem ser preenchidas por homens. O objetivo do curso é habilitar os participantes para resolver questões simples de hidráulica sem ajuda de ninguém.

As inscrições podem ser feitas diretamente no CRAS II (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Sumatra ou pelo telefone (43) 99124-1874.

Moradores dos jardins Sumatra e Colonial também estão recebendo visitas de agentes socioambientais que explicam sobre as obras e a importância do uso consciente da água. Os agentes não precisam entrar no imóvel.