MON vai promover oficinas artísticas e mediações presenciais em junho; veja a agenda

As oficinas do Museu Oscar Niemeyer oferecem aos visitantes um espaço de criação e experimentação. O repertório de propostas, em constante atualização, conta com ações relacionadas às exposições em cartaz ou ao trabalho de artistas que possuem obras no acervo do MON.
Publicação
25/05/2022 - 14:50
Editoria

A oficina artística “Laboratório de Experiências: Aquarela”, no dia 1º, abrirá a programação de atividades presenciais de junho do Museu Oscar Niemeyer (MON). Para participar, não é necessário inscrição prévia. A proposta será investigar as possibilidades plásticas e sensoriais da aquarela. Os horários disponíveis serão das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h.

No dia 15, das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h, será a oficina “Lanternas de Papel”. A proposta é investigar luzes e sombras, tendo como inspiração uma lanterna presente na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” (em cartaz na Sala 5) e, a partir daí, criar lanternas de papel.

As oficinas do Museu Oscar Niemeyer oferecem aos visitantes um espaço de criação e experimentação. O repertório de propostas, em constante atualização, conta com ações relacionadas às exposições em cartaz ou ao trabalho de artistas que possuem obras no acervo do MON. As atividades são pensadas para crianças a partir dos 5 anos (sempre acompanhadas de um responsável) e buscam ampliar a vivência dos visitantes no espaço museológico, além de gerar experiências que contribuem para a sensibilidade e a criatividade.

Mais de 40 oficinas artísticas virtuais, promovidas pelo MON, estão disponíveis no Canal do YouTube da instituição.

MEDIAÇÕES – No dia 8, às 15h, haverá uma visita mediada, com a equipe do Educativo do MON, na exposição “Rodrigo Andrade – Pintura e Matéria”. A mostra reúne as etapas da produção de Rodrigo Andrade e convida a conhecer a carreira do artista que data sua trajetória desde a década de 1970.

Para participar, basta preencher o formulário online e comparecer ao Museu com 15 minutos de antecedência. O ponto de encontro fica em frente à exposição, na Sala 2.

No dia 22, às 15h, a equipe do Educativo irá conduzir uma visita mediada na exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos”. Os bonecos são presentes utilizados para desejar muitas coisas, entre elas longevidade, saúde e fertilidade aos recém-nascidos, por exemplo. Também são expostos em datas especiais com o intuito de proteção e purificação das casas.

Para participar, basta preencher o formulário online e comparecer ao Museu com 15 minutos de antecedência. O ponto de encontro fica em frente à Sala 10.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Serviço:

Oficinas presenciais

1°/6 – Laboratório de Experiências: Aquarela

Sessão 1: 13h30 às 15h e Sessão 2: 15h30 às 17h

15/6 – Oficina Lanternas de Papel

Sessão 1: 13h30 às 15h e Sessão 2: 15h30 às 17h

Mediações para público espontâneo

8/6 – Rodrigo Andrade – Pintura e Matéria - Sala 2 - 15h
Formulário

22/6 – O Mundo Mágico dos Ningyos | Sala 10 - 15h
Formulário

GALERIA DE IMAGENS