Poeta Alvaro Posselt ministra oficina gratuita com 80 vagas na Biblioteca Pública

As aulas serão sempre aos sábados, das 9h às 13h, a partir do dia 4 de junho. Para se inscrever os interessados devem enviar uma breve mensagem por e-mail, explicando por que querem participar da atividade e as datas de preferência.
Publicação
25/05/2022 - 14:10
Editoria

Estão abertas as inscrições gratuitas para uma oficina presencial de haicais, ministrada pelo poeta Alvaro Posselt na Biblioteca Pública do Paraná. Realizado pelo projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção – coordenado pelo jornalista e escritor Marcio Renato dos Santos e produzido pela Máquina de Escrever Editora –, o curso tem carga horária de 8 horas e conta com 80 vagas disponíveis, distribuídas em quatro turmas.

As aulas acontecem sempre aos sábados, das 9h às 13h, a partir do dia 4 de junho (veja a agenda completa no final do texto). Para se inscrever, os interessados devem enviar uma breve mensagem para o e-mail ampliandohorizontescwb@gmail.com, explicando por que querem participar da atividade e as datas de preferência.

Ao final do curso, Posselt e uma equipe formada pelos escritores Carlos Machado, Guido Viaro, Jaqueline Conte e Marcio Renato dos Santos vão selecionar contos produzidos pela turma para a publicação de um livro impresso.

O projeto Ampliando Horizontes ainda prevê outras duas oficinas gratuitas: uma de romance, com Otto Leopoldo Winck, e outra de contos, ministrada por Cezar Tridapalli – ambas com inscrições já encerradas.

CURSO – Durante a oficina, Alvaro Posselt apresenta fundamentos teóricos e estimula atividades práticas voltadas para a elaboração de haicais, poemas breves de origem japonesa. Professor de Português, Posselt é autor de nove livros, entre eles "Tão Breve Quanto o Agora" (2012) e "Kaki" (2015). Alguns de seus poemas estão registrados em murais e muros de Curitiba.

De forma voluntária, o autor ministra oficinas em escolas públicas da cidade. Também é fundador da Casa Posselt, espaço cultural que funciona em sua residência e promove cursos e eventos artísticos.

O projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção é promovido com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba; Paraná Equipamentos S. A., Sigmafone Telecomunicações Ltda. e Brementur Agência de Turismo Ltda. são empresas que patrocinam a oficina, que tem produção da Máquina de Escrever Editora e Produção Cultural e apoio da Tulipas Negras Editora e da Biblioteca Pública do Paraná.

Programação:

As aulas acontecem aos sábados, das 9h às 13h;

Turma 1: 4 e 11 de junho

Turma 2: 18 e 25 de junho

Turma 3: 2 e 9 de julho

Turma 4: 16 e 23 de junho

Serviço:

Projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção – Oficina de haicais com Alvaro Posselt

Encontros entre 4 de junho e 23 de julho, na sala de cursos da BPP – Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba

Inscrições e informações: ampliandohorizontescwb@gmail.com

GALERIA DE IMAGENS