Governador autoriza construção de parque urbano e recapeamento do aeroporto de Cornélio Procópio

Município recebe de R$ 2,2 milhões para revitalizar uma área de 26,2 mil metros quadrados e transformá-la em espaço de lazer. Para a obra no aeroporto são mais R$ 4,5 milhões.
17/02/2022 - 15:32

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (17), em Cornélio Procópio, no Norte do Paraná, ordens de serviço para início da construção de um parque urbano na Vila Haddad e do recapeamento asfáltico do aeroporto municipal Francisco Lacerda Junior. São R$ 6,7 milhões de investimento.

As assinaturas aconteceram durante a inauguração da nova sede do Colégio Estadual Professor William Madi, uma das últimas escolas paralisadas pela Operação Quadro Negro a ser entregue pelo governador. Na mesma solenidade, Ratinho Junior também anunciou a liberação de R$ 16,4 milhões da Secretaria de Estado da Saúde para a compra de equipamentos para o Hospital Regional de Cornélio Procópio. Ao todo, os investimentos do Governo do Estado no município somam R$ 26,9 milhões.

“É um grande pacote de obras que demonstra o respeito do Governo do Estado com essa cidade, que completou 84 anos nesta semana, além de refletir no desenvolvimento de toda a região”, afirmou Ratinho Junior. “São investimentos importantes, como o do Parque Urbano e o aeroporto municipal, que é fundamental para fomentar o turismo e atrair mais indústrias para a região”.

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, afirmou que os investimentos representam um presente para os 84 anos da cidade. “Obras estruturantes, essenciais para o município, como a verba que veio para a revitalização do Lago São Luiz, que será transformado em um parque ambiental, e os investimentos no aeroporto municipal, que passará por uma grande revitalização, incluindo o balizamento noturno. São obras que beneficiam toda a região Norte do Paraná”, disse.

PARQUE URBANO - O Governo do Estado destinou cerca de R$ 2,2 milhões para a revitalização de uma área de 26,2 mil metros quadrados, localizada na interseção da Rua João Reghin com a Rua do Lago.

Serão 3,8 mil metros quadrados de área construída, transformando o local em uma área voltada para atividades de educação e integração ambiental, recreação e contato com a natureza.

A área que será revitalizada fica nas margens do Lago São Luiz, que já é conservada pelo município e que agora ganha um incremento para se tornar um espaço de lazer para a cidade. Cornélio Procópio possui cerca de 47 mil habitantes, de acordo com as projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, o novo parque fará parte de outro programa lançado recentemente pelo Governo do Estado, o Poliniza Paraná, que insere colmeias de abelhas nativas em áreas verdes do Estado, formando jardins de mel para ajudar na polinização e na conscientização ambiental.

Esta é a 48ª unidade do programa Parques Urbanos que começa a ser construída. A iniciativa, da secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, executada em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e as prefeituras, incentiva a criação de parques em regiões de fundo de vale ou áreas com ações erosivas.

“Já temos o recurso garantido para ser repassado para a prefeitura, que muito em breve deve concluir essa obra de preservação ambiental e de conservação do solo e da água”, explicou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. “Vai se tornar um ponto turístico e um local para as famílias poderem se encontrar. Também servirá para a educação ambiental, com o nosso programa Poliniza Paraná”, disse.

Lançado em 2019, o programa Parques Urbanos destinou R$ 72 milhões em investimentos para a implantação de parques em 63 cidades. A ideia é que ele seja ampliado, já que mais municípios se mostraram interessados em revitalizar suas áreas verdes.

Até agora, 12 parques urbanos já foram finalizados, em Maringá, Araruna, Guaíra, Sapopema, Juranda, Campo Mourão, Cruzeiro do Iguaçu, Jussara, São João, Moreira Sales e Ampére.

Estão em execução as unidades de Alto Paraíso, Andirá, Brasilândia do Sul, Formosa do Oeste, Jardim Olinda, Kaloré, Laranjal, Mangueirinha, Maria Helena, Marilena, Marumbi, Nova Olímpia, Perobal, Primeiro de Maio, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, São Tomé, Tapejara, Umuarama, São João do Ivaí, Ventania, Cidade Gaúcha, Itaguajé, Pitanga, Janiópolis, Campina da Lagoa, Diamante do Norte, Nova Londrina, Terra Rica, Cruzeiro do Oeste, Quatro Barras, Boa Ventura de São Roque e Arapongas.

AEROPORTO - A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística está destinando R$ 4,5 milhões para o recapeamento asfáltico do aeródromo Francisco Lacerda Junior, em uma extensão de 1.680 metros. No local, também serão instalados equipamentos para o taxiamento noturno.

O aeroporto, que tem área de 42,7 mil metros quadrados, é um dos terminais que recebem os voos do programa Voe Paraná. Criado pelo governador Ratinho Junior para incrementar a aviação regional, o programa foi paralisado durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. No ano passado, foram retomados os voos diretos ligando cidades do Interior a Curitiba.

“É um programa essencial para o desenvolvimento regional. Aqui em Cornélio Procópio, além de beneficiar os municípios do entorno na atração de novos investimentos, é também um importante fomento ao turismo, que tem crescido muito nesta região”, destacou o secretário estadual da Infraestrutura e Logística”, Sandro Alex.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto; da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o presidente do Instituto Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno; a deputada federal Luísa Canziani; os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli e Cobra Repórter; a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima Padoam.