Aeroportos de Pato Branco e Umuarama recebem do Estado planos diretores para 20 anos

Documento é um guia para que os aeroportos possam receber e manter voos regulares de passageiros. E mais uma conexão a partir de Foz do Iguaçu foi anunciada pela Azul nesta semana.
17/02/2022 - 12:44

Os planos diretores dos aeroportos de Pato Branco (Sudoeste) e de Umuarama (Noroeste) foram entregues pelo Governo do Estado às prefeituras nesta semana. O documento é um guia para que os aeroportos possam receber e manter voos regulares de passageiros.

O valor do investimento do Estado foi de R$ 600 mil. A entrega foi feita pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, terça-feira (15) para Pato Branco e na quarta (16), para  Umuarama. E mais uma conexão a partir de Foz do Iguaçu foi anunciada pela Azul nesta semana.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirma que com aeroportos modernizados e o maior programa de aviação regional do país, o Voe Paraná, o Estado consolida a aviação como protagonista no crescimento socioeconômico interno e na transformação do Estado em hub logístico da América do Sul.

"A chave do desenvolvimento é a integração entre os modais, investir além das rodovias. A revitalização de aeroportos e as conexões aéreas que esses investimentos possibilitam certamente atrairão mais empresas, empregos, negócios inovadores, além de fortalecer o agronegócio e o trabalho das cooperativas, que são pujantes no Paraná”, destaca Ratinho Junior.

GUIA - Planos diretores dos aeroportos foram contratados pelo Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística, executado pelo Departamento de Estrada de Rodagem do Paraná (DER-PR), em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os documentos foram realizados em um prazo de 10 meses, no ano passado.

Com a entrega, as prefeituras têm em mãos um guia para a operação e o desenvolvimento dos aeroportos a médio e a longo prazo de forma integrada ao espaço urbano, aos outros modais de transporte e ao crescimento socioeconômico da sua região, conseguindo receber e manter voos regulares de passageiros conforme as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Esse passo consolida o município de Pato Branco como polo regional”, frisa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Marcos Colla. Ele destaca que o plano diretor vem se somar aos esforços de ampliação do aeroporto regional. “Esse plano diretor estabelece as premissas administrativas para o aeroporto regional de Pato Branco a partir de agora e até 2042, num horizonte de 20 anos. A base são dados fornecidos pela ANAC para demandas como pico de passageiros no terminal, a infraestrutura da pista, a categoria do aeródromo tanto a administração como o tráfego aéreo e auxílios à navegação”, cita Colla.

MODERNIZAÇÃO - Os aeroportos Prof. Juvenal Loureiro Cardoso, de Pato Branco, e Orlando de Carvalho, de Umuarama, então entre os terminais beneficiados em ações que começaram em 2019. Entre recursos do Estado, União e iniciativa privada, os investimentos superam R$ 1,5 bilhão.

O terminal de Umuarama contou com apoio de quase R$ 1 milhão para aquisição de diversos equipamentos estruturais e de tecnologia. No de Pato Branco, o Estado investiu R$ 2,87 milhões na pavimentação asfáltica, recapeamento e sinalização horizontal da pista de pouso, área de escape, pátio de manobras e pista de taxiamento. Mais R$ 27 milhões foram destinados permitindo à prefeitura concluir a ampliação, incluindo o aumento da pista.

VOE PARANÁ - O Paraná é o estado com maior número de destinos cobertos pela Azul a partir deste ano. Onze cidades contam com novas linhas operadas pela companhia e outras quatro terão suas operações retomadas após paralisação durante a pandemia.

Pato Branco está na lista de cidades que voltam a receber voos da companhia, junto com Ponta Grossa (Campos Gerais), Toledo (Oeste) e Guarapuava (Centro-Sul). Já Umuarama figura entre as novas linhas inauguradas ao longo de 2021. Os 11 municípios que passam a integrar a malha da companhia aérea são Guaíra (Oeste), Paranavaí (Noroeste), Francisco Beltrão (Sudoeste), Cornélio Procópio (Norte), União da Vitória (Sul), Cianorte (Noroeste), Campo Mourão (Centro-Oeste), Telêmaco Borba (Campos Gerais), Arapongas (Norte) e Apucarana (Vale do Ivaí), todas com aviões Cessna da sub-regional Azul Conecta; Umuarama com aviões ATR.

Os novos voos se somam a outros cinco municípios já ligados pela empresa: Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá – totalizando 20 cidades contempladas, um recorde da companhia. O plano da empresa é fortalecer sua malha em Curitiba, criando um hub regional com mais de 50 movimentos diários.

FOZ DO IGUAÇU A NAVEGANTES - A partir de abril, uma nova rota doméstica vai ligar as cidades de Navegantes, no litoral catarinense, e Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense. Os voos regulares e diretos aos sábados entre os destinos serão feitos com as aeronaves da Embraer, para até 118 clientes.

PRESENÇAS - Participaram das reuniões para entrega dos planos diretores: de Pato Branco, o prefeito Robson Cantu, e os deputados estaduais Luiz Fernando Guerra e Guto Silva; de Umuarama, o prefeito Hermes Pimentel da Silva, o deputado estadual Delegado Fernando Martins, Josil Voidela e Luciana Bruel da equipe técnica de aeroportos da SEIL.