Governo do Estado repassa mais de R$ 16 milhões ao Hospital Regional de Cornélio Procópio

Unidade irá atender pacientes das áreas de três consórcios intermunicipais de saúde, com população total de cerca de 1,34 milhão de habitantes. Recursos para a instituição de saúde fazem parte de um pacote de R$ 26,9 milhões destinados à cidade.
17/02/2022 - 13:13

O Governo do Paraná repassou nesta quinta-feira (17) recursos da ordem de R$ 16,41 milhões para o Hospital Regional Pioneiro, em Cornélio Procópio. O investimento é destinado à estruturação da unidade com novos equipamentos e mobiliário e vai melhorar o atendimento de usuários do SUS da 17ª, 18ª e 19ª Regionais de Saúde, que abrangem cidades dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Norte do Paraná, do Norte Pioneiro e também de Médio Paranapanema. Ao todo, a unidade beneficia um contingente populacional de 1.345.357 habitantes.

Os recursos para a instituição de saúde fazem parte de um pacote de R$ 26,9 milhões do Governo do Estado destinados à cidade, anunciados nesta quinta-feira (17). O montante abrange também as áreas da educação, infraestrutura e lazer. Ao Hospital Regional Pioneiro, o município de Cornélio Procópio também irá destinar mais R$ 863.715,90 de contrapartida, totalizando R$ 17.274.318,19 de investimentos.

Na solenidade de repasse do recursos, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que os investimentos irão garantir acesso humanizado e de maior qualidade para a saúde. "O Hospital Regional Pioneiro de Cornélio Procópio atende uma grande e importante região do Estado. Agora, teremos os equipamentos mais modernos do mundo, prontos para serem utilizados pela população”, disse ele. “Esse repasse de recursos é mais um passo do nosso compromisso com a regionalização do atendimento à saúde, que firmamos desde o primeiro dia de gestão.", afirmou.

Os equipamentos adquiridos serão utilizados para capacitar o Hospital Regional no atendimento aos pacientes que necessitarem de UTI adulto, internação pediátrica, centro cirúrgico, Centro de Material e Esterilização (CME), unidade de internação adulto, pronto atendimento e ambulatório.

PERTO DE CASA - O secretário estadual  da Saúde, Beto Preto, também reforçou que o compromisso do governo é com o atendimento mais perto da casa das pessoas. "Estamos dando um passo fantástico para consumar o sonho da abertura do Hospital Regional de Cornélio Procópio. Temos que trabalhar no modelo que está sendo estabelecido em Paranavaí, que deve ser seguido também aqui em Cornélio Procópio. O caráter municipalista da saúde é plataforma da gestão e tem total atenção e sensibilidade do governador Ratinho Júnior", destacou.

Para o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, o investimento torna realidade um grande projeto da área da saúde. "Estamos lutando pelo hospital regional há mais de uma década, é um sonho antigo de toda a região. Não adianta ter um hospital concluído se não tivéssemos recurso para equipar e mobiliar, para então decidirmos a melhor gestão. Uma obra que vai transformar a vida das pessoas", completou.

PRESENÇAS - A cerimônia contou com o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da deputada federal, Luísa Canziani; e dos deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli e Cobra Repórter.