Excelência na gestão: Portos do Paraná é tricampeã em premiação da Antaq

A empresa pública ficou em primeiro lugar na categoria Conformidade Regulatória, que avalia o cuidado com o cumprimento de normas e o monitoramento de riscos. Em sua 6ª edição, a premiação tem como tema em 2023 Melhores Práticas ESG e Inovação.
Publicação
24/11/2023 - 08:00

Confira o áudio desta notícia

Pela terceira vez consecutiva, a Portos do Paraná foi reconhecida nacionalmente pelo respeito às regulamentações. A empresa ficou em primeiro lugar na categoria Conformidade Regulatória no Prêmio Antaq 2023, organizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e entregue nesta quinta-feira (23), em Santos (SP). Esta categoria avalia o cuidado com o cumprimento de normas e o monitoramento de riscos.

“Já são três anos consecutivos sendo reconhecidos pela Antaq. E isso só é possível graças ao trabalho de excelência dos colaboradores da Portos, que fazem do Paraná uma referência ao setor portuário mundial”, afirmou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da empresa.

Além do prêmio recebido como sendo do setor público, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) ficou em segundo lugar na categoria Conformidade Regulatória entre os terminais arrendados.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância dos portos paranaenses no cenário nacional e regional. “Os portos do Paraná têm uma grande importância para o Brasil, para o escoamento da produção, desenvolvimento, geração de emprego e renda na região e nós precisamos, cada vez mais, estimular o desenvolvimento de todo o Estado do Paraná", disse.

“Queremos trabalhar para cada vez mais buscar integração e poder desburocratizar, criar um melhor ambiente de negócio para todos. Por isso, estamos trabalhando ao lado da iniciativa privada para acelerar a autorização de novos terminais, de novas concessões. A gente pode avançar também na região do Paraná”, afirmou Costa Filho.

A secretária Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mariana Pescatori, ressaltou que a Portos do Paraná é uma referência nacional e vanguardista, já que foi a primeira do setor no País a tocar tanto as licitações quanto a gestão de contratos.

“A gente já tem uma parceria de quatro anos, e é uma parceria superexitosa, inclusive que foi renovada, e isso mostra o quanto que a Portos do Paraná está na vanguarda na parte de tecnologia, no cumprimento dos regulamentos da Antaq, que é efetivamente esse prêmio de Conformidade. Ter essa parceria com a Portos do Paraná é excelente”, disse Mariana.

A secretária também destacou a concessão do canal de acesso como mais uma ação que reforça os portos paranaenses como na dianteira do setor portuário. “Vai ser a nossa primeira concessão de canal de acesso e, provavelmente, a gente vai levar esse modelo para outros portos. Para o Ministério, com certeza a Portos do Paraná é um ponto de referência no país para novas iniciativas e parcerias que a queremos realizar”, afirmou.

PRÊMIO ANTAQ 2023 – Em sua 6ª edição, o Prêmio Antaq 2023 teve como tema Melhores Práticas ESG e Inovação, e neste ano honrou produções técnico-científicas e iniciativas que disseminam as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Segundo o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, o prêmio reconhece e estimula práticas e ações que contribuem para a melhoria da prestação de serviços à sociedade. “As pautas de sustentabilidade e políticas ESGs são prioridades dentro da agência. Atuamos em diversas frentes para fomentar práticas sustentáveis no setor aquaviário e estabelecer diretrizes para que o Brasil seja uma referência na discussão, regulação e elaboração de estudos relacionados ao tema”, afirmou.

Na ocasião, também foi realizado o Summit Antaq 2023. Organizado em parceria com o Grupo Tribuna, o evento teve como objetivo promover um diálogo aberto sobre a regulação da Agência com autoridades governamentais e entidades ligadas ao setor aquaviário.

GALERIA DE IMAGENS