Inova Portos: Paranaguá será sede do maior evento sobre tecnologia portuária do Brasil

Anúncio foi feito ao final da 4ª edição do Inova Portos, que acontece em Santos. Evento tem como objetivo fomentar a cultura de inovação em portos, tendo como público-alvo os colaboradores dos portos públicos, atores do cenário de inovação, representantes de startups com foco em soluções portuárias.
Publicação
25/10/2023 - 18:43

Confira o áudio desta notícia

A Portos do Paraná promoverá a 5ª do Inova Portos, em 2024, evento que pela primeira vez será sediado em Paranaguá. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25) pelo gerente de Arrendamentos da empresa pública, Rossano Reolon, durante a 4ª edição do Inova Portos, realizada em Santos. O evento é reconhecido o maior de tecnologia portuária do Brasil e tem como objetivo fomentar a cultura de inovação, tendo como público-alvo os colaboradores dos portos públicos, atores do cenário de inovação, representantes de startups com foco em soluções portuárias.

"Trazer o conceito inovação para a realidade portuária é buscar novas tecnologias que irão agregar valor ao negócio. Além de atender a uma necessidade real, no caso dos portos isso deverá se traduzir em maior eficiência", afirmou Rossano.

Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, Paranaguá sediar a 5ª edição do Inova Portos mostra a importância da inovação e do investimento em tecnologia realizado pela empresa pública paranaense, que também contribui para o aprimoramento dos portos brasileiros. “A procura de soluções inovadoras é essencial para atender com qualidade os clientes e para que os portos paranaenses continuem gerando resultados positivos, integrados com a comunidade portuária do Estado”, diz Garcia.

“Internamente, no Brasil, os terminais paranaenses já têm destaque como portos de vanguarda quando o assunto é inovação. Atualmente, também fora do Brasil, a Portos do Paraná tem sido reconhecida como gestão portuária que busca o desenvolvimento tecnológico”, afirmou.

A Portos do Paraná tem trabalhado em soluções inovadoras e tecnológicas como o Port Community System (PCS) e Port Collaborative Decision Making (PortCDM), que estão em implantação. Em fase de teste, o PortCDM é uma proposta de gerenciamento das operações marítimas em tempo real, com o objetivo de otimizar o fluxo das operações e a troca de informação entre os envolvidos no processo de entrada e saída de navios nos portos do Paraná – praticagem, rebocadores, amarradores, Anvisa e Receita Federal.

Já o PCS da Portos do Paraná é uma plataforma eletrônica de troca de dados entre a comunidade portuária. Busca conectar múltiplos sistemas usados por diferentes organizações envolvidas na atividade, o que integra as informações de toda cadeia logística e promove eficiência por meio da redução de tempos e custos.

SOBRE O INOVA PORTOS – O Inova Portos é um evento anual realizado no Brasil, que reúne especialistas, empresários, acadêmicos e autoridades do setor portuário para discutir as últimas tendências e inovações no setor transporte marítimo e portuário.

Desde 2022 houve quatro edições do evento. A cultura de inovação no setor portuário brasileiro foi o tema da primeira, no Porto de Itaqui (Maranhão), com a segunda edição no mesmo ano, no Porto de Santos (SP). Já em 2023, foram realizadas duas edições, no Porto de Itajaí (SC), em abril, e nesta semana em Santos, novamente.

GALERIA DE IMAGENS