Estado autoriza estudos para implantação de um campus da Unicentro em Pato Branco

Proposta inicial prevê a oferta de dois cursos de nível superior na área de tecnologia, que poderão ser ampliados futuramente. Objetivo é oferecer novas oportunidades à população da região e acompanhar o desenvolvimento da região Sudoeste, com a oferta de mão de obra qualificada.
15/12/2022 - 12:20

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deverá expandir a sua oferta de cursos para a região Sudoeste do Paraná. Os estudos para implantação de um novo campus da instituição em Pato Branco foram autorizados nesta quinta-feira (15) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em reunião com o prefeito do município, Robson Cantu, em Curitiba.

Segundo o governador, a ideia é aproveitar o potencial da região voltado ao setor tecnológico e de inovação formando mão de obra qualificada. “Pato Branco não tem nenhum curso das universidades estaduais, então vamos começar com dois na área de tecnologia e ir ampliando isso no futuro para termos um campus bem estruturado”, informou. “Dessa forma, vamos dar oportunidade aos nossos jovens que querem fazer um curso universitário e potencializar as vocações regionais, acompanhando o crescimento da cidade e contribuindo com o seu desenvolvimento”.

Para o prefeito de Pato Branco, a instalação da Unicentro na cidade resolve uma demanda histórica e democratiza o acesso da população regional ao ensino superior. “Pato Branco não tem unidades das universidades estaduais e hoje temos a oportunidade de corrigir esse erro histórico ao iniciarmos a implementação do campus da Unicentro no município”, disse Cantu.

“Pato Branco respira tecnologia e a oferta destes cursos vai dar a oportunidade para que nossos jovens, que muitas vezes não têm como pagar uma faculdade, recebam a ajuda do Governo do Estado, além de garantir que a cidade receba uma fatia das verbas de ciência e tecnologia”, concluiu.

UNICENTRO – A universidade está inserida no contexto de 50 municípios nas regiões Centro-Oeste e Centro-Sul do Paraná. A instituição oferece oportunidades de formação em nível superior de graduação e pós-graduação e serviços voltados à comunidade e ao desenvolvimento regional. Atualmente são 40 cursos de graduação, diversos cursos de pós-graduação em nível de especialização lato sensu e 17 programas stricto sensu, sendo 17 mestrados e oito doutorados.

Além disso, com a expansão da modalidade de Educação à Distância (EAD), a universidade atinge quase que 100% das regiões do Paraná com seus polos. Foi essa abrangência que motivou a Prefeitura de Pato Branco a realizar a consulta para a possibilidade de que a Unicentro levasse cursos da área de tecnologia, inovação e agronegócio para o município.

De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, o processo de implantação está bem encaminhado e deverá ser aprovado. “Temos por parte da universidade um planejamento da oferta inicial de dois cursos tecnólogos que vão ao encontro do ecossistema de inovação que se estabelece em Pato Branco. A Unicentro nunca se negou a atender demandas da sociedade e já tem os projetos. Temos agora a fase de discussões internas dos conselhos universitários e a validação pelo Governo para que se torne uma realidade”, explicou.

POLO TECNOLÓGICO – Na visão do deputado estadual Guto Silva, presente no evento, Pato Branco tende a fortalecer ainda mais a sua vocação como polo de inovação. “Temos o campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) e faculdades privadas na cidade, mas não tínhamos um braço de uma universidade estadual, o que isso significa mais recursos em tecnologia, acesso à educação de qualidade para jovens da região, ampliando progressivamente em um grande espaço de tecnologia, ensino e saber”, apontou.

Pato Branco conta com um Parque Tecnológico desde 2016. O espaço dispõem de estruturas físicas compostas por seis módulos industriais de 553,8 m² cada para empresas âncoras, e 1.720 m² divididos em 32 salas de 25 m² cada, destinadas ao próprio sistema de inovação e empresas incubadas na ITECPB. Representantes do município também fazem parte dos arranjos de pesquisa coordenados pela Fundação Araucária e outras entidades estaduais.

PRESENÇAS – Também estiverem presentes no evento, que também confirmou a instalação do 13º Grupamento de Bombeiros para a cidade, o secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita; o comandante-geral da Polícia Militar no Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco Figueiredo Junior; os deputados estaduais Ademar Traiano (presidente da Assembleia Legislativa), Gilson de Souza e Luiz Fernando Guerra; o deputado estadual eleito Luís Corti; e vereadores e representantes de associações comerciais de Pato Branco.