Governo do Estado cria o 13º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Pato Branco

A elevação do antigo Subgrupamento atende a um pleito antigo da população e garante o aumento da estrutura, número de viaturas e efetivo para atendimento das demandas de 14 municípios da região Sudoeste.
15/12/2022 - 11:20

O Governo do Paraná vai transformar o Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco no 13º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Estado. A elevação de nível amplia a estrutura existente na cidade e dá melhores condições aos profissionais da área de segurança pública que atuam no local de atenderem as demandas de 14 municípios da região Sudoeste.

A medida acontece um dia após o aniversário de 70 anos de Pato Branco e, segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, era necessária para acompanhar o desenvolvimento da região. Para o governador, o avanço foi possível graças ao reforço no efetivo, com a contratação de novos bombeiros nos últimos quatro anos. É também um reflexo da maior autonomia que o órgão terá a partir da emancipação da Polícia Militar, cuja Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o tema enviada pelo Poder Executivo acaba de ser aprovada pela Assembleia Legislativa.

“Pato Branco é uma cidade que ajuda no desenvolvimento do Sudoeste e do Paraná. A contratação de 400 novos bombeiros e a emancipação da Polícia Militar vão dar a oportunidade de transformar o Corpo de Bombeiros em um grande polo na cidade de Pato Branco, levando mais segurança e tranquilidade para a população”, afirmou o governador.

Na avaliação do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, a mudança se traduz em mais alcance, viaturas e equipamentos, estrutura de gestão, autonomia e representatividade pública e política e, por consequência, mais celeridade no socorro à população. “A instalação desse grupamento era necessária para ampliar os serviços na região de Pato Branco, oferecendo mais capacidade no combate a incêndios, busca e salvamento e nos atendimento pré-hospitalares prestados pelo Siate”, disse.

CONQUISTA HISTÓRICA – Presente no ato, o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, agradeceu o empenho do Governo do Estado em atender o pleito da administração municipal. “O Grupamento do Corpo de Bombeiros era uma briga antiga de Pato Branco e precisamos agradecer o Comando do Corpo de Bombeiros, pois a partir de agora teremos mais agilidade, veículos, efetividade e é isso que nós queremos para o futuro da cidade e do Sudoeste”, afirmou.

De acordo com o deputado estadual Guto Silva, que representa a região, a medida aprovada pelo Governo do Estado é uma conquista histórica e o pagamento de uma dívida com a cidade. “Com o 13º Grupamento, os bombeiros terão mais equipamentos, um efetivo maior e estrutura de primeira para acompanhar o crescimento da cidade de Pato Branco”, afirmou.

HISTÓRIA – O início do Corpo de Bombeiros de Pato Branco remete à Lei Municipal 317/78, que autorizava o Chefe do Executivo Municipal a firmar convênio com o Estado do Paraná para criação, instalação e manutenção do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. No dia 29 de março de 1980 foi inaugurada a então Sub-Seção de Combate aos Incêndios do 2º Grupamento de Incêndios.

Em 1994 foi criado o 3º Subgrupamento de Bombeiros do 4º Grupamento de Bombeiro, tendo como área de atuação toda a região Sudoeste. Em fevereiro de 2011, a então subunidade do 4º Grupamento foi elevada à condição de unidade independente, através do Decreto Estadual 8.480/2010, que criou o 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Pato Branco, responsável pelos municípios de Pato Branco, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara d'Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino.

Dessa forma o 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente desvinculou-se do 4º Grupamento, de Cascavel, passando a ter autonomia administrativa e subordinação direta ao Comando do Corpo de Bombeiros em Curitiba. Agora, com o crescimento do Sudoeste, Pato Branco ganhou o mais novo Grupamento do Estado.

PRESENÇAS – Também participaram da assinatura, no Palácio Iguaçu, o secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita; o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira; os deputados estaduais Ademar Traiano (presidente da Assembleia Legislativa), Gilson de Souza e Luiz Fernando Guerra; o deputado estadual eleito Luís Corti; e vereadores e representantes de associações comerciais de Pato Branco.