Em Alvorada do Sul, Cinema na Praça reúne quase mil pessoas em sessões ao ar livre

A proposta do programa do Governo do Estado é contemplar os municípios que não contam com salas de cinema, parte da estratégia de descentralização da cultura. Exibições seguem até 1º de julho. Confira a programação.
08/06/2022 - 10:40

O programa Cinema da Praça levou diversão e alegria para mais um município paranaense. Nesta terça-feira (07) foi a vez de Alvorada do Sul, na região Norte do Estado. A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Renault do Brasil e a Motion Picture Association (MPA), promove sessões de filmes ao ar livre para cidades que não possuem salas de cinema. Até domingo, estão no roteiro Centenário do Sul (8), Itaguajé (9), Paranacity (10), Terra Rica (11) e Diamante do Norte (12).

São duas sessões gratuitas por cidade, com início às 19h e 21h. Ao todo, serão cerca de 60 exibições em 30 municípios. A telona de LED, de 7,6 por 2,5 metros, foi montada na Praça Prefeito Antônio de Souza Lemos, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Mais de 900 pessoas acompanharam as duas exibições de "Patrulha Canina - O Filme (2021)", de Cal Brunker, que narra as aventuras do jovem Ryder que com o auxílio de seus companheiros filhotes precisa salvar a cidade com ajuda de um novo aliado e muita tecnologia.

Segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Paraná tem 224 salas de exibição concentradas em 32 municípios. Por isso, a opção do programa em atender cidades menos populosas e que não contam com salas comerciais. É o caso de Alvorada do Sul, com cerca de 12 mil habitantes, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que conta com um antigo cinema desativado, que hoje dá espaço a um Centro Cultural.

Dois anos depois da suspensão do programa devido à pandemia da Covid-19, os bons índices de vacinação fizeram com que o Cinema na Praça fosse retomado em maio, começando por Ivaiporã, e deve seguir até 1º de julho, quando encerra a temporada em Imbituva.

Para o prefeito Marcos Antônio Voltarelli é um privilégio a cidade ter sido escolhida para receber o Cinema na Praça. “É motivo de muita alegria para a gente, ainda mais depois de uma fase de pandemia. Mesmo sendo uma cidade pequena, nós perdemos muitas pessoas. Sermos contemplados com um evento desse, nessa retomada, é muito importante”, afirma. “Agradeço muito ao Governo do Estado por estar olhando pela cultura no Interior, com uma visão interiorana, de olhar todos os municípios.”

A médica Tatiana Papa chegou cedo com a família para acompanhar a primeira sessão. “Lá em casa a ansiedade era grande já há uns três dias. Eles me perguntavam ‘que dia vai ser terça-feira’ para virmos assistir”, destaca Tatiana. “É um evento muito importante para a nossa cultura, e para as crianças então, nem se fala. Fazia falta essa interação entre elas, que não puderam conviver muito com isso nesses últimos dois anos”.

A professora Vera Lúcia dos Anjos Pereira também levou as filhas para assistirem "Patrulha Canina". “A organização está de parabéns. O filme atende não só o público infantil, mas toda a família. Traz entretenimento e cultura para a nossa cidade”, diz.

Confira a programação:

CENTENÁRIO DO SUL