Ivaiporã recebe a primeira edição do Cinema na Praça com alegria e entusiasmo

28/05/2022 - 21:20

A cidade de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, recebeu neste sábado (28) o retorno do Cinema na Praça, uma iniciativa do Governo do Paraná com apoio da Renault do Brasil e da Motion Picture Association – MPA.

A programação itinerante estava suspensa em razão da pandemia, mas agora volta com tudo levando cultura e diversão para as cidades do interior do Paraná. As sessões são gratuitas, com início sempre às 19 horas e 21 horas. Serão, ao todo, 60 exibições.

Na tela armada na praça, um painel de LED de 7,6 por 2,5 metros, os moradores de Ivaiporã assistiram "Patrulha Canina - O Filme (2021)", de Cal Brunker, que narra as aventuras do jovem Ryder que com a ajuda de seus companheiros filhotes precisa salvar a cidade com ajuda de um novo aliado e muita tecnologia.

O programa propõe levar diversão e cultura para diferentes cidades do Estado que não possuem cinemas de rua nem em centros comerciais. Tanto a tela quanto os 400 assentos são levados por uma carreta de cidade em cidade.

De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Paraná tem 224 salas de exibição concentradas em 32 municípios, por isso a opção do programa em atender aqueles municípios menos populosos.

PÚBLICO – Gertrudes Bernardy, presidente da Câmara de Vereadores de Ivaiporã, esteve presente com seu neto. Ela comentou que depois de muito tempo, com a pandemia, a cultura ficou um pouco de lado. “Então esse momento de trazer a cultura de volta é muito importante, trazer um pouco de alegria para as pessoas”, disse.

Apesar de Ivaiporã ter uma sala de cinema comercial, diferente de outras cidades que estão no circuito, a vereadora entende a importância de um evento como o Cinema na Praça. "A gente está dando oportunidade a eles de assistir algo de graça. É a primeira vez de muitas pessoas. Então é muito gratificante estar aqui”, disse.

Esse é o caso de Kássia, de 7 anos, que se disse bastante empolgada em ver um filme em tela grande pela primeira vez. Segundo ela, a TV de sua casa "é bem grande, mas não tão grande quanto essa" e esperava aproveitar para "ver um desenho bem legal".

Ainda mais empolgado estava Leonardo, de 9 anos, auto-intitulado "o maior falante do mundo". Sua expectativa não poderia ser maior. “Eu acho que vai ficar muito bom, tem uma tela muito boa. Eu até guardei o melhor lugar para minha família”, afirmou.

Ele já tinha assistido a série inteira da "Patrulha Canina" e estava bem empolgado para ver o filme. "Acho que vai ser bem mais realista, mais top". Quando informado que ia ter pipoca distribuída de graça não escondeu o entusiasmo. "Acho que vou comer tudo”.

Daiane e Marinaldo foram com os filhos. Eles viram na internet e estavam empolgados para assistir ao filme - mesmo que Maria Luiza, a mais velha, já tenha visto. "É muito interessante essa iniciativa e tomara que aconteça várias vezes. É uma coisa diferente. Ivaiporã quase não tem acontecimentos e a gente tem que prestigiar", comemorou Daiane.

Confira a programação das cidades:

MANOEL RIBAS

30 de junho

IMBITUVA

01 de julho

Confira AQUI a programação com os endereços.