Ivaiporã recebe a primeira edição do Cinema na Praça com alegria e entusiasmo

A programação itinerante estava suspensa em razão da pandemia, mas agora volta com tudo levando cultura e diversão para as cidades do interior do Paraná.
Publicação
28/05/2022 - 21:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A cidade de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, recebeu neste sábado (28) o retorno do Cinema na Praça, uma iniciativa do Governo do Paraná com apoio da Renault do Brasil e da Motion Picture Association – MPA. 

A programação itinerante estava suspensa em razão da pandemia, mas agora volta com tudo levando cultura e diversão para as cidades do interior do Paraná. As sessões são gratuitas, com início sempre às 19 horas e 21 horas. Serão, ao todo, 60 exibições.

Na tela armada na praça, um painel de LED de 7,6 por 2,5 metros, os moradores de Ivaiporã assistiram "Patrulha Canina - O Filme (2021)", de Cal Brunker, que narra as aventuras do jovem Ryder que com a ajuda de seus companheiros filhotes precisa salvar a cidade com ajuda de um novo aliado e muita tecnologia. 

O programa propõe levar diversão e cultura para diferentes cidades do Estado que não possuem cinemas de rua nem em centros comerciais. Tanto a tela quanto os 400 assentos são levados por uma carreta de cidade em cidade.

De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Paraná tem 224 salas de exibição concentradas em 32 municípios, por isso a opção do programa em atender aqueles municípios menos populosos.

PÚBLICO – Gertrudes Bernardy, presidente da Câmara de Vereadores de Ivaiporã, esteve presente com seu neto. Ela comentou que depois de muito tempo, com a pandemia, a cultura ficou um pouco de lado. “Então esse momento de trazer a cultura de volta é muito importante, trazer um pouco de alegria para as pessoas”, disse.

Apesar de Ivaiporã ter uma sala de cinema comercial, diferente de outras cidades que estão no circuito, a vereadora entende a importância de um evento como o Cinema na Praça. "A gente está dando oportunidade a eles de assistir algo de graça. É a primeira vez de muitas pessoas. Então é muito gratificante estar aqui”, disse.

Esse é o caso de Kássia, de 7 anos, que se disse bastante empolgada em ver um filme em tela grande pela primeira vez. Segundo ela, a TV de sua casa "é bem grande, mas não tão grande quanto essa" e esperava aproveitar para "ver um desenho bem legal".

Ainda mais empolgado estava Leonardo, de 9 anos, auto-intitulado "o maior falante do mundo". Sua expectativa não poderia ser maior. “Eu acho que vai ficar muito bom, tem uma tela muito boa. Eu até guardei o melhor lugar para minha família”, afirmou.

Ele já tinha assistido a série inteira da "Patrulha Canina" e estava bem empolgado para ver o filme. "Acho que vai ser bem mais realista, mais top". Quando informado que ia ter pipoca distribuída de graça não escondeu o entusiasmo. "Acho que vou comer tudo”.

Daiane e Marinaldo foram com os filhos. Eles viram na internet e estavam empolgados para assistir ao filme - mesmo que Maria Luiza, a mais velha, já tenha visto. "É muito interessante essa iniciativa e tomara que aconteça várias vezes. É uma coisa diferente. Ivaiporã quase não tem acontecimentos e a gente tem que prestigiar", comemorou Daiane.

Confira a programação das cidades:

MANOEL RIBAS 

29 de maio

CÂNDIDO DE ABREU 

31 de maio

ORTIGUEIRA

01 de junho

CURIÚVA 

02 de junho

IBAITI

03 de junho

BANDEIRANTES

04 de junho

IBIPORà

05 de junho

ALVORADA DO SUL 

07 de junho

CENTENÁRIO DO SUL 

08 de junho

ITAGUAJÉ

09 de junho

PARANACITY

10 de junho

TERRA RICA

11 de junho

DIAMANTE DO NORTE

12 de junho

LOANDA

14 de junho

PORTO RICO

15 de junho

ICARAÍMA 

16 de junho

RONDON

17 de junho

JUSSARA

18 de junho

FLORAÍ

19 de junho

ALTÔNIA 

21 de junho

ASSIS CHATEAUBRIAND

22 de junho

UBIRATà

23 de junho

CAMPINA DA LAGOA 

24 de junho

RONCADOR

25 de junho

FOZ DO JORDÃO 

26 de junho

PRUDENTÓPOLIS

28 de junho

MALLET 

29 de junho

IRATI 

30 de junho

IMBITUVA

01 de julho

Confira AQUI a programação com os endereços. 

GALERIA DE IMAGENS