Com quatro novos hospitais, Funeas apresenta planejamento para os próximos anos

Iniciado em 2021, o projeto foi proposto após participação das lideranças e representações da unidade, com finalidade de expandir a transparência e otimizar seu gerenciamento.
21/03/2022 - 15:40

Um Programa de Planejamento Estratégico em Saúde para os próximos anos foi apresentado nesta segunda-feira (21), em Curitiba, pelo presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), Marcello Machado. Iniciado em 2021, o projeto foi proposto após participação das lideranças e representações do órgão, com finalidade de expandir a transparência e otimizar seu gerenciamento.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou do evento e reforçou a relevância da ação. “A Funeas é algo novo e renovador. Nós avançamos um longo caminho se comparado ao que encontramos em 2019”, disse o secretário.

“Com a orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, passamos por um extenso processo de pagamento de dívidas, de estruturação e modernização, tudo com muito diálogo com a Secretaria da Saúde e o Ministério Público. Hoje, temos a execução de um papel fundamental da Funeas em auxílio à gestão pública da saúde do Paraná. Essa conquista somente foi possível com o esforço de cada um de seus colaboradores”, afirmou.

O secretário fez um breve balanço de ações da fundação e reforçou os futuros desafios, em especial pela adição de quatro novos hospitais sob gestão da Fundação. Segundo ele, um dos destaques nesses três anos foi a implementação do programa de Integridade e Compliance, garantindo mais segurança não somente para os servidores, mas para a fundação como um todo, evitando possíveis danos e eventos adversos.

“É importante reforçar, também, que a Funeas desempenhará um grande papel em uma nova etapa da saúde do Paraná: a pós-pandemia. A começar pela gestão de três novos hospitais regionais, localizados em Ivaiporã, Telêmaco Borba e Guarapuava, e também do Hospital Psiquiátrico Adalto Botelho, na Região Metropolitana de Curitiba”, destacou.

Dentre outras resoluções, o Programa de Planejamento Estratégico definiu os valores, missão e visão da fundação.

O presidente da Funeas, Marcello Machado, realçou a importância desses conceitos para a preparação das próximas ações. “Nosso comprometimento com a saúde do Estado demanda uma grande organização. Temos como missão assegurar soluções de saúde inovadoras, humanizadas, ágeis e resolutivas, integradas à rede de saúde e com otimização dos recursos públicos. Também é preciso ser referência em eficiência na gestão de serviços, ensino e pesquisas. Já nossos valores são pautados pela ética humana, com eficiência e foco nos resultados”, destacou.

Machado também ressaltou a parceria com a Sesa e o impacto positivo do apoio da Secretaria para o aprimoramento da fundação. “As ações que realizamos são advindas das reuniões e agendas do Conselho Curador da Sesa, assinadas pelo secretário Beto Preto. Desde 2019, a Funeas tem passado por um processo de renovação e fortalecimento, que hoje se reflete nas oito unidades sob nossa gestão. Estamos cumprindo um grande papel para o fortalecimento da saúde pública do Paraná e o amparo da Sesa é indispensável para nosso sucesso”, afirmou.