Acolhimento e inclusão são temas de live sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

Para trazer mais visibilidade à data, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência, promove nesta terça-feira (22), a partir das 9h, uma live com o tema “Acolhimento ao nascer”.
Publicação
21/03/2022 - 08:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O dia 21 de março foi escolhido para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma alusão à trissomia do cromossomo 21. Para trazer mais visibilidade à data, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência, promove nesta semana uma live com o tema “Acolhimento ao nascer”.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o objetivo é promover a conscientização pública, defesa dos direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com Síndrome de Down.

“A luta pela inclusão é pauta constante tanto para o Governo do Paraná quanto na vida dessas pessoas, e a live vai discutir a importância em acolher e estimular o pleno desenvolvimento deste paciente desde o diagnóstico até a vida adulta”, disse.

O Estado atua de acordo com as diretrizes e orientações do Ministério da Saúde. A Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência tem como objetivo ampliar e articular os pontos de Atenção à Saúde visando a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do paciente.

São 323 serviços como ponto de atenção especializado para Reabilitação Intelectual, sendo em sua maioria Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

“O Governo vem ampliando a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de forma regionalizada, possibilitando o atendimento integral não só aos pacientes como também aos seus familiares”, acrescentou o secretário.

Estima-se que no Brasil um a cada 700 nascidos vivos sofre a alteração genética, totalizando em torno de 270 mil pessoas com a síndrome. Considerando a população do Paraná, com aproximadamente 11 milhões de habitantes, a estimativa é de que no Estado sejam 15 mil pessoas com síndrome de Down.

SÍNDROME DE DOWN – A síndrome se dá por uma alteração genética ocorrida na hora da concepção da criança. Ela é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas – ou na maior parte – das células de uma pessoa. O indivíduo com síndrome de Down tem 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Algumas características são semelhantes em pessoas com Down, como olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças, e desenvolvimento físico, mental e intelectual mais lento. A personalidade e característica são diferentes e únicas em cada indivíduo.

LIVE – A live será feita pela Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência e Divisão de Saúde da Mulher por meio do Canal no YouTube da Escola de Saúde Pública do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS