Com investimento de R$ 209 mil, Sanepar implanta novo poço de abastecimento em Pitanga

Perfurado a 300 metros de profundidade no Aquífero Serra Geral, o poço vai produzir 120 mil litros de água tratada por hora. Esse volume será suficiente para recuperar a capacidade de produção do sistema, teve uma queda drástica de vazão.
Publicação
14/03/2023 - 08:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar colocará em operação nesta semana um novo poço de abastecimento de água em Pitanga, na região central do Estado. A nova unidade de produção substitui o poço existente, que apresentou drástica queda de vazão durante a crise hídrica vivida no Paraná nos últimos anos.

O novo poço, perfurado a 300 metros de profundidade no Aquífero Serra Geral, vai produzir, em média, 120 mil litros de água tratada por hora. Esse volume será suficiente para recuperar a capacidade de produção do sistema do município, que também é abastecido por uma captação superficial no Rio Ernesto.

No ano passado, o poço existente chegou a perder 73% de sua vazão, exigindo até mesmo a adoção de rodízio no abastecimento entre os meses de fevereiro e março. De acordo com a Sanepar, com este novo poço o sistema terá vazão suficiente para suprir a atual demanda. A Companhia investiu R$ 209 mil.

Para integrar o novo poço de Pitanga ao sistema de abastecimento existente será preciso paralisar a produção de água e remanejar equipamentos e redes. Este trabalho será feito entre esta terça e quarta(14 e 15), e pode causar baixa pressão nas redes ou falta de água temporária em alguns bairros.

Para evitar maiores transtornos durante as interligações, a Sanepar orienta os moradores a priorizarem a água tratada para alimentação e higiene. Atividades que demandam maior volume de água, como lavagem de roupas, calçadas, veículos, fachadas, devem ser adiadas. A previsão é que o abastecimento seja regularizado até a noite de quarta.

Durante as interligações do novo poço poderão ficar com o abastecimento intermitente os bairros Água Verde I e II, Vila Padre Miotto, Conjunto Habitacional Nossa Senhora da Glória, Condomínio Terra dos Pinheirais, Vila Santa Salete, Vila Planalto, Conjunto Habitacional Campo Verde, Loteamentos Acir Nunes, Bella Casa, San Fernando, Vila Municipal, Florais do Lago, Vila Sant’Ana, Conjunto Habitacional Alto da Colina, Vila Santa Izabel, Conjunto Habitacional Rita de Cássia, Jardim Maravilha, Jardim Maristela, Loteamento Alvorada e Vila Maria do Carmo.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo 0800 200 0115.

GALERIA DE IMAGENS