Com aporte de R$ 5,2 milhões, melhoria no abastecimento em Rolândia está em fase final

Sanepar apresentou ao prefeito e autoridades do município detalhes de projetos. Esta obra visa melhorar o abastecimento e evitar transtornos em horários de pico de consumo, com a queda de pressão da rede e o desabastecimento na região dos jardins Santiago e Nobre.
08/03/2023 - 17:00

A Sanepar está concluindo a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Rolândia, no Norte, com investimento de R$ 5,2 milhões. Estão sendo feitas melhorias nas unidades de captação dos ribeirões Jaú e Ema, a construção de um reservatório com capacidade de 200 mil litros, de uma estação elevatória e a implantação de mais 9.300 metros de tubulações, entre adutora e rede de distribuição.

Esta obra visa melhorar o abastecimento e evitar transtornos em horários de pico de consumo, com a queda de pressão da rede e o desabastecimento, na região dos jardins Santiago e Nobre.

Os detalhes dos projetos e obras da Companhia para ampliar a oferta de água para Rolândia foram apresentados por gerentes e técnicos da Sanepar, em reunião na Prefeitura de Rolândia, ao prefeito Airton Maistro, secretários municipais e vereadores.

O gerente-geral da Sanepar na região, Gil Gameiro, falou também sobre as licitações já programadas que irão levar água do Rio Tibagi para Rolândia. Ele explicou que o sistema, que hoje já integra as cidades de Londrina e Cambé, está recebendo há tempos obras escalonadas de ampliação para viabilizar a interligação desta terceira cidade em 2024.

Além disso, Gameiro anunciou o estudo para interligar oito municípios da região de Londrina num sistema de captação integrando os rios Tibagi e Taquara. Isso trará garantia de abastecimento à região num horizonte até 2045. “Garantimos aos cidadãos de Rolândia que, independentemente de contrato, temos obras em andamento, obras a serem lançadas e um planejamento para assegurar atendimento pleno de abastecimento que vai contribuir para o desenvolvimento econômico do município”, disse.

O prefeito Airton Maistro reconheceu o esforço dos empregados e lideranças da Sanepar a fim de solucionar as questões pontuais de desabastecimento na cidade. “Eles estão trabalhando e tenho certeza de que vai acontecer”, disse. Maistro também comemorou a chegada da água do Rio Tibagi em Rolândia. “Temos que agradecer todo este trabalho que eles têm feito para a nossa região”, afirmou.

PARADA PROGRAMADA – Para a interligação da nova obra, já em fase final, será interrompida a produção de água neste domingo (12). Os serviços serão executados das 7h às 13h, mas, durante todo o dia, pode haver desabastecimento ou redução da pressão na rede, em diferentes pontos da cidade. A previsão é de normalização da distribuição de água à noite.