Sanepar solta 20 mil peixes alevinos na Barragem do Passaúna, em Curitiba

A soltura dos alevinos faz parte de uma medida contínua de melhoria da qualidade da água e do meio ambiente. A ação foi autorizada pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Publicação
13/03/2023 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Técnicos da Sanepar soltaram no sábado (11) 20 mil peixes alevinos na Barragem do Passaúna, em Curitiba. Os peixes são de três espécies nativas de lambaris. A soltura faz parte de uma medida contínua de melhoria da qualidade da água e do meio ambiente. A ação foi autorizada pelo Instituto Água e Terra (IAT).

Os peixes foram soltos nos pontos de captação, próximo à chaminé e na barragem. A inserção dos alevinos contribui para aumentar a população dos peixes e, consequentemente, melhorar a qualidade da água.

Com início de operação em 1989, a Barragem do Passaúna tem capacidade de 48 bilhões de litros. Ela fornece água para a Estação de Tratamento Passaúna, que pode tratar até 2 mil litros por segundo e abastece aproximadamente 690 mil habitantes.

A Sanepar prevê a soltura de forma contínua de peixes também nas barragens Iraí, Piraqura I e II, que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). A do Passaúna é a mais distante da Serra do Mar e foi a que levou mais tempo para atingir sua capacidade máxima após o fim do rodízio.

O incremento de peixes ocorre depois de um longo período de estiagem, que também provocou impacto nesta população.

GALERIA DE IMAGENS